A Airbus Defence and Space concluiu uma série de testes bem-sucedidos do kit protótipo de combate a incêndios Roll-on/Roll-off do A400M. Durante duas semanas, a aeronave A400M conduziu uma campanha de testes de solo e de voo no sudoeste e centro da Espanha, realizando seis lançamentos de água e retardante, com destaque para melhorias significativas no desempenho.
De acordo com Jean-Brice Dumont, Chefe do Departamento Militar de Sistemas Aéreos da Airbus Defence and Space, a nova versão do kit demonstrou uma eficiência aprimorada, reduzindo o tempo de descarga em mais de 30% em comparação com testes anteriores. Dumont ressaltou a facilidade de instalação do kit na aeronave A400M, destacando a contínua inovação da Airbus na busca por soluções e capacidades aprimoradas para a frota de A400M, visando proteger populações e ambientes naturais contra incêndios.
O kit Roll-on/Roll-off não exige modificações na aeronave, sendo facilmente intercambiável entre as aeronaves da frota A400M. O armazenamento de água ou retardante ocorre em um tanque no porão da aeronave, e a liberação do líquido é feita através de uma alavanca mecânica, permitindo um despejo por gravidade por meio de um tubo de descarga. O protótipo atual é capaz de despejar até 20 mil litros em uma única descarga.
A agilidade do processo também se estende ao enchimento dos tanques, que pode ser realizado em menos de 10 minutos utilizando bombas de alta pressão no solo. O A400M se destaca por sua capacidade de operar em pistas curtas e não pavimentadas, sendo compatível com diversas bases aéreas e aeródromos.
Durante a campanha de testes, o 43º Esquadrão de Combate a Incêndios da Força Aérea Espanhola desempenhou um papel crucial como assessor técnico, assegurando que a capacidade do A400M seja operacional para qualquer potencial operador.
Em julho de 2022, a Airbus conduziu os primeiros testes do kit demonstrador de combate a incêndios no A400M, concluindo que a capacidade oferecida por este kit traz vantagens singulares, incluindo alta capacidade de lançamento, manobrabilidade avançada, operação diurna e noturna, além do potencial de conversão rápida de qualquer A400M regular em uma aeronave de combate a incêndios.
Esses testes representam um avanço significativo na capacidade de resposta a incêndios, marcando um importante progresso na proteção de comunidades e áreas naturais contra incêndios.
GBN Defense - A informação começa aqui
com Airbus
0 comentários:
Postar um comentário