No dia 27 de novembro de 2023, o Exército dos EUA (US Army) lançou sua primeira publicação doutrinária dedicada ao tema da informação e seu papel fundamental nas operações multidomínios. Disponível no site da Diretoria de Publicações do US Army, a "Publicação Doutrina do Exército 3-13, Informações" codifica a abordagem militar para o uso de dados e informações, reconhecendo que todas as atividades geram efeitos informativos com potencial para contribuir ou dificultar o alcance dos objetivos estratégicos.
O Tenente-General Milford Beagle Jr., comandante geral do Combined Arms Center e Fort Leavenworth, destacou a importância da informação, afirmando que esta é a base da inteligência, componente essencial de comando e controle, e o alicerce para a comunicação de pensamentos, opiniões e ideias.
Os autores da Direção de Doutrina de Armas Combinadas do CAC, responsáveis pela redação do novo manual, reconhecem que as mudanças no ambiente de segurança exigiam uma atualização da doutrina. Em um cenário em que adversários já utilizam o poder informativo para obter influência e controle regional antes mesmo de um potencial conflito armado, a competição por informações e ideias torna-se contínua e persistente.
A chave para alcançar objetivos em um ambiente contestado como esse é obter uma vantagem informacional, um conceito agora definido na doutrina como "uma condição em que uma força detém a iniciativa em termos de compreensão situacional, tomada de decisão e comportamento relevante dos atores".
O coronel reformado do Exército e diretor do CADD, Richard Creed, ressaltou que todos desempenham um papel na obtenção de vantagem informacional, e os comandantes precisam considerar as informações a partir de uma perspectiva de armas combinadas. Ele enfatizou que todas as capacidades do Exército criam efeitos na dimensão informacional do ambiente operacional, tornando imperativo que líderes considerem como a informação permite operações, protege informações amigas, emprega informações contra inimigos, e ataca a capacidade do inimigo de usar informações de forma eficaz.
A ADP 3-13 oferece uma estrutura para líderes desenvolverem vantagens de informação durante as operações e na estação de origem, explicando como comandantes podem aproveitar aspectos da informação para comando e controle, proteção de dados, influência pública, e neutralização de ameaças estrangeiras.
Esta publicação marca o início de uma campanha educativa sustentada pelo CAC. Artigos, vídeos e podcasts dedicados à ADP 3-13 estão em andamento, sendo anunciados nos canais de mídia social do CADD. A equipe também colaborará com Centros de Excelência, a Universidade do Exército e centros de treinamento de combate para garantir que essas informações sejam incorporadas na educação e treinamento militar profissional. Equipes móveis de treinamento visitarão instalações e organizações selecionadas para integrar ainda mais as ideias descritas no manual.
O Tenente-General Beagle destacou que a ADP 3-13 fornece os fundamentos intelectuais, mas ressaltou que o verdadeiro trabalho começa ao internalizar essas ideias no desenvolvimento, educação e treinamento de líderes.
GBN Defense - A informação começa aqui
com informações do US Army
0 comentários:
Postar um comentário