quinta-feira, 23 de novembro de 2023

Turquia procurou Eurofighters após incerteza sobre compra de F-16 dos EUA

 


A Turquia começou a discutir a compra de 40 aeronaves Eurofighter Typhoon com países europeus depois de perceber que seu pedido de jatos F-16 dos Estados Unidos pode não funcionar, disse uma fonte do Ministério da Defesa turco nesta quinta-feira (23).

O ministro da Defesa, Yasar Guler, disse na semana passada que a Turquia estava em negociações com a Grã-Bretanha e a Espanha para comprar aeronaves Eurofighter Typhoon, embora a Alemanha se oponha à ideia.

Guler estava conversando sobre o assunto com seu homólogo britânico Grant Shapps em Ancara na quinta-feira, disse a fonte. A Turquia quer comprar a versão mais avançada e recém-construída do Eurofighter, acrescentou.

A Turquia, membro da OTAN, solicitou em outubro de 2021 a compra de 40 caças F-16 da Lockheed Martin e 79 kits de modernização para seus atuais F-16 em operação.

A administração do presidente Joe Biden apoia a venda bilionária, mas tem havido objeções no Congresso dos EUA sobre o atraso no apoio da Turquia no alargamento da OTAN e seu histórico em relação aos direitos humanos.

A Turquia informou a OTAN que a ratificação da candidatura de adesão da Suécia não será concluída pela reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros da aliança na próxima semana, complicando ainda mais as coisas.

"As forças aéreas turcas precisam de novas aeronaves. Nossa primeira escolha são os F-16... Mas considerando a possibilidade de não obtermos uma resposta positiva neste processo prolongado, os Eurofighter Typhoon são as alternativas mais adequadas aos F-16 anos", disse a fonte.

“Os representantes do Reino Unido dizem que poderiam ajudar a convencer a Alemanha a recuar nas suas objeções”, acrescentou.

O Eurofighter Typhoon é construído por um consórcio formado por Alemanha, Grã-Bretanha, Itália e Espanha, representado pela Airbus, BAE Systems e Leonardo.

“Para o equilíbrio de poder regional, a necessidade da Turquia de um caça de nova tecnologia não é segredo”, disse o analista de defesa Tayfun Ozberk.

“Neste contexto, a decisão de adquirir os Eurofighters pode ter sido feita para pressionar a Administração Biden a persuadir o Congresso para a venda dos F-16 o mais rápido possível”, acrescentou.

Os Eurofighter Typhoons são "realmente a última oportunidade de manter a Turquia na indústria de defesa ocidental", segundo Serhat Guvenc, professor de relações internacionais na Universidade Kadir Has.

"A aquisição do Eurofighter poderia criar alguns problemas operacionais, já que a Força Aérea Turca opera em linha com o sistema americano. No entanto, em última análise, o Eurofighter é uma produção conjunta de membros da OTAN. Portanto, não deveria haver um problema de interoperabilidade", disse ele.


Fonte Reuters

Tradução e Adaptação Angelo Nicolaci

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger