domingo, 19 de novembro de 2023

Türkiye Sob Pressão: Erdogan Enfrenta Obstáculos nas Negociações Envolvendo Eurofighter Typhoon

 

O Presidente da Türkiye, Recep Tayyip Erdoğan, fez declarações sobre o interesse do país pela aquisição de aeronaves Eurofighter Typhoon, os quais vem sendo negociados com britânicos, mas esbarram no veto da venda pela Alemanha. Erdoğan enfatizou que a Alemanha não é o único país que produz aeronaves de combate.

Durante sua visita a Berlim, o Presidente Recep Tayyip Erdoğan realizou uma coletiva de imprensa com seu homólogo, o Chanceler Olaf Scholz. Na ocasião, Erdogan abordou a questão envolvendo o Eurofighter Typhoon que a Turquia pretende adquirir.

Na declaração feita pelo Presidente Erdoğan sobre a questão, ele afirmou: "A Alemanha pode ou não ceder na questão do Eurofighter. A Alemanha é o único país que produz aeronaves de combate no mundo?", e prosseguiu destacando a posição que a Türkiye tem alcançado no campo aeroespacial de defesa, "Atualmente, a Türkiye tornou-se um dos países líderes em termos de aeronaves de combate não tripuladas." concluiu.

O Presidente Erdogan deixou claro que se os caças Eurofighter  Typhoon fossem oferecidos, a Türkiye consideraria a proposta, mas se não, teria amplas alternativas para explorar. Ele ressaltou que o Chanceler Scholz não assumiu nenhum compromisso em relação ao acordo envolvendo o Eurofighter e, portanto, quaisquer discussões sobre a potencial compra estavam fora de questão.


Há algum tempo, a Türkiye vem estabelecendo conversas com o Reino Unido, visando a aquisição de 40 aeronaves Eurofighter Typhoon, acordo que vem sendo vetado pela Alemanha, que detém 33% de participação no consórcio Eurofighter, do qual também fazem parte Reino Unido (33%), Itália (21%) e Espanha (13%).

Por outro lado, a Alemanha também não aprovou a venda do Eurofighter Typhoon pelo Reino Unido à Arábia Saudita. Diante dessa negativa alemã, a Arábia Saudita recentemente optou pela aquisição do francês Dassault Rafale, que foram desenvolvidos após a França abandonar o programa Eurofighter, sendo comparáveis em tecnologias e capacidades de combate ao Typhoon..

Türkiye pretende modernizar sua Força Aérea, e para isso planeja a aquisição de novos caças F-16 Block 70, somados a kits de modernização para seus atuais F-16, elevando os mesmos para variante Block 70, além de adquirir o Eurofighter Typhoon, com o qual se pretende substituir os veteranos F-4E 2020 "Terminator" (Denominação do Phantom II após modernização realizada pelos turcos no meado da década de 90). Ambas as aeronaves que estão na sendo negociadas pela Türkiye, são classificadas como de 4,5 G. Embora os F-16 atualmente no inventário da Força Aérea Turca sejam da 4ª geração, e os F-4E "Terminator" ainda de 3ª geração.

O impasse alemão pode acabar levando os turcos a buscar uma nova alternativa, e nesse campo, existem hoje poucas alternativas no mercado, principalmente se considerarmos as relações entre a Türkiye e players como Suécia e França, os quais seriam uma hipotética opção, não fosse as relações controversas entre estes países e a Türkiye. Assim, o F-39E Gripen e o Dassault Rafale deixam de figurar como hipotéticas opções aos turcos.


Por Angelo Nicolaci


GBN Defense - A informação começa aqui

com informações complementares de agências de notícias 



Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger