A aeronave de combate turca KAAN fará seu primeiro voo em 27 de dezembro, segundo anunciado nesta quinta-feira (23), um importante passo para Türkiye, que espera colocar seu novo caça em operação no ano de 2032. Ainda sobre o KAAN, o novo motor desenvolvido localmente, deverá estar pronto em 2028, o que aponta para a entrada do KAAN no inventário turco em 2032 já apresentando um alto índice de independência tecnológica.
Nesta quinta-feira (23), ainda durante a conferência de imprensa semanal do Ministério da Defesa Nacional (MSB), foram anunciadas a incorporação de novos meios as Forças Armadas da Türkiye, todos frutos de desenvolvimentos locais. Segundo anunciado, foram entregues dois helicópteros de treinamento básico, quatro radares móveis de detecção de morteiros, oito veículos blindados "caça-tanques", dezessete veículos blindados de combate com torre NEFER e 1 detector veicular de minas/explosivos improvisados.
A Türkiye vem investindo pesado na nacionalização de seus meios de defesa, movimento que se intensificou após as negativas de entrega dos caças F-35 pelos EUA, como parte das sanções impostas ao país pela aquisição de sistemas de defesa aérea de origem russa.
No campo aeroespacial, a Türkiye enfrenta um desafio a parte, com o envelhecimento de sua atual frota de aeronaves F-16 e F-4, tem se deparado com impasses para aquisição de novas aeronaves de combate, diante de incertezas do fornecimento de novos caças F-16V Block70, os turcos já buscam alternativas, com negociações a cerca da aquisição de caças Eurofighter Typhoon sofrendo vento por parte da Alemanha, o futuro da aviação de combate turco ainda é nebuloso. O Typhoon é visto como sendo uma opção para complementar os meios aéreos da Türkiye, sendo substitutos prováveis dos veteranos F-4, mas também despontam como uma saída para uma hipotética negativa dos EUA em fornecer novos caças F-16.
GBN Defense - A informação começa aqui
0 comentários:
Postar um comentário