Conforme noticiamos na manhã do último sábado (11), um acidente envolvendo uma aeronave que realizava exercícios a partir do Porta-aviões USS Gerald R. Ford na sexta-feira, atraiu os olhares para o mediterrâneo, porém, não havia sido revelado até então qual tipo de aeronave estaria envolvida no acidente e quantas vítimas teriam sido registradas no sinistro.
Neste domingo (12), obtivemos informações mais detalhadas sobre o acidente através de nota oficial emitida pelo Departamento de Defesa dos EUA, o qual esclareceu que o acidente envolveu um helicóptero, vitimando cinco militares americanos no Mediterrâneo Oriental. A aeronave sofreu o acidente durante uma operação de reabastecimento, parte de um exercício de treinamento de rotina.
Os Estados Unidos intensificaram suas operações na região desde o início do conflito entre Israel e o Hamas. O presidente Joe Biden prestou homenagem às vítimas, destacando que os militares colocam suas vidas em risco diariamente pelo país. Ele expressou condolências às famílias das vítimas e disse que as orações estão com os guerreiros caídos.
Segundo a nota oficial, “os esforços de busca e resgate começaram imediatamente, incluindo aeronaves e navios próximos”.
O secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, disse que lamentavam a trágica perda de cinco militares dos EUA durante um acidente de treinamento no Mar Mediterrâneo na manhã de sábado.
O Comando Europeu disse que, por respeito às famílias dos militares e em linha com a política do Departamento de Defesa, as identidades dos tripulantes serão retidas durante 24 horas até que as famílias dos mortos sejam notificadas.
O comunicado militar não especificou a localização exata do acidente ou de onde a aeronave estava voando. Nos últimos meses, os EUA transferiram dois porta-aviões, além de navios e jatos, para o Mediterrâneo Oriental, refletindo a preocupação de que o conflito possa se espalhar pela região. Em particular, há receios de envolvimento do movimento Hezbollah, apoiado pelo Irã e sediado no Líbano, no conflito entre Israel e o Hamas. O Irã também é conhecido por financiar e armar o Hamas.
GBN Defense
com informações do Departamento de Defesa dos EUA
Nenhum comentário:
Postar um comentário