quarta-feira, 29 de novembro de 2023

Romênia Reforça sua Defesa Aérea com Chegada dos Caças F-16 da Noruega

 

Os caças F-16, provenientes da Noruega, decolaram rumo à Romênia nesta terça-feira (28), marcando um passo significativo na expansão da frota romena. Três aeronaves das 32 adquiridas pelo país, partiram da Base Aérea de Rygge, próxima a Oslo, na última terça-feira (28). Essa entrega é resultado de um processo de modernização e manutenção realizado pelos Serviços de Manutenção de Aviação da Kongsberg, preparando os F-16 para integrarem a Força Aérea Romena.

O processo teve início quase dois anos após a Romênia formalizar a compra das aeronaves F-16, retiradas de serviço pela Força Aérea Real Norueguesa em dezembro de 2021, em decorrência da introdução do F-35 Joint Strike Fighter.

Em 2019, Bucareste manifestou sua intenção de adquirir mais aeronaves F-16, buscando propostas de diversos aliados europeus. A oferta norueguesa foi a escolhida, e a aprovação de Washington foi obtida em junho, sendo um marco significativo para a aliança entre os países.

"A venda do F-16 fortalecerá e modernizará a defesa da Romênia, uma nação aliada ao longo do flanco oriental da OTAN, que também é um país vizinho da Ucrânia", destacou o ministro da Defesa norueguês, Bjorn Arild Gram.

O acordo, considerado o maior negócio de vendas de equipamento militar da Noruega, abrange não apenas as aeronaves, mas também peças sobressalentes, equipamento de apoio e formação de técnicos. A Noruega, uma das cinco nações a passar por um programa de atualização de meia-vida (MLU), elevou o padrão do F-16 Block 15 para o modelo Block 50/52.


A entrega das aeronaves à Romênia está programada para se estender até 2025. Além disso, o recém-inaugurado Centro Europeu de Treinamento F-16 na Base Aérea de Fetești, destinado à formação de pilotos ucranianos, servirá também como campo de treinamento para os pilotos romenos, com instrutores coordenados pela Lockheed Martin.

A Força Aérea Romena, que já opera 17 aeronaves F-16A/B adquiridas de Portugal, substituirá a frota de MiG-21 Lancer, retirada de serviço em maio, com os 32 novos caças, equivalentes a dois esquadrões. Apesar de enxergar os F-16 como aeronaves provisórias, a Romênia já considera a possibilidade de adquirir o F-35 na década de 2030.


GBN Defense - A informação começa aqui
com informações de agências de notícias e a Aviation Week

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger