segunda-feira, 27 de novembro de 2023

Rafale no quintal da Rússia: Caça francês desponta como favorito no Cazaquistão e Uzbequistão

 

A França mantém sua expansão nos mercados dos países que tradicionalmente eram clientes da indústria de defesa russa, abrindo promissoras oportunidades para sua indústria de defesa. Durante a visita do presidente francês, Emmanuel Macron, ao Cazaquistão entre os dias 29 e 30 de outubro de 2023, seis contratos de grande relevância foram assinados, destacando-se o fornecimento dos radares Ground Master 400. Além disso, as discussões entre as partes indicam o interesse do Cazaquistão na aquisição de aeronaves Rafale francesas.

Contudo, o número exato de aeronaves que o Cazaquistão pretende adquirir e o cronograma de entregas ainda não foram divulgados, conforme aponta a publicação francesa "La Tribune", citando uma fonte oficial.

Analisando o cenário, não podemos ignorar alguns episódios envolvendo o Cazaquistão recentemente, e que podem estar ligados ao interesse do país pelo caça francês, é relevante ressaltar a realização recente de um leilão pelo país, envolvendo aproximadamente 120 aeronaves do inventário de sua Força Aérea, o qual constavam aeronaves como Su-24, MiG-27, MiG-29 e até alguns exemplares do MiG-31.

Embora o leilão tenha sido anunciado pela mídia cazaque em meados de outubro deste ano, poucos detalhes adicionais foram fornecidos até o momento. No entanto, a intenção declarada pelas autoridades cazaques é vender aeronaves que não são mais adequadas para o emprego operacional, consideradas "sucatas" e servindo apenas para desmantelamento.

A Força Aérea do Cazaquistão conta atualmente com 23 aeronaves Su-30SM, adquiridas em diferentes lotes entre 2015 e 2022, com uma perda registrada de uma dessas aeronaves devido a um acidente. A substituição dos MiG-29 e MiG-31, colocados em leilão, parece ser o objetivo principal, ao passo que é improvável que o Ministério da Defesa do Cazaquistão substitua os seus Su-30SM adquiridos a menos de uma década pelos Rafales.

É relevante destacar que o Cazaquistão já possui experiência na aquisição de aeronaves ocidentais, contando com oito aeronaves de transporte C295 fabricadas pela Airbus, além da previsão de entrega em 2024, da primeira das duas aeronaves de transporte A400M, conforme contrato assinado em 2021.

O Cazaquistão passa a figurar entre os potenciais novos operadores do Rafale, ao lado do Uzbequistão, conforme noticiado aqui no GBN Defense, que apresenta interesse na aquisição inicial de 24 aeronaves francesas, que podem substituir os seus vetustos MiG-29 em operação e possivelmente os Su-27 armazenados. Este cenário ressalta a dinâmica regional e as mudanças nas preferências e alianças estratégicas desses países, que demonstram se afastar do circulo de influência de Moscou, aproximando-se do ocidente.


GBN Defense - A informação começa aqui

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger