O governo polaco planeja introduzir mecanismos de apoio ao setor da defesa no país através da criação do Fundo de Apoio ao Setor da Defesa Nacional para os anos 2024-2027, com um orçamento não inferior a 2 bilhões de dólares.
De acordo com o projeto de resolução do Conselho de Ministros sobre o sistema de apoio ao setor da defesa nacional, a atual situação geopolítica e o conflito armado em curso na Ucrânia exigem um aumento do potencial da indústria de defesa polonesa. Reconhecendo a necessidade de um aumento significativo nas despesas de defesa, é crucial não ignorar a necessidade de aumentar os investimentos na indústria de defesa polaca, capaz de responder às necessidades das Forças Armadas polacas. Tal como demonstrado pelo conflito que se desenvolve na Ucrânia, as capacidades existentes da indústria de defesa podem ser insuficientes num cenário de conflito que poderia estender-se à Polônia ou aos países que fazem fronteira direta com a República da Polônia.
Esta indústria enfrenta tarefas que requerem apoio governamental. As despesas elevadas em equipamento e armamentos adquiridos devem andar de mãos dadas com as capacidades de produção e de serviço da indústria de defesa localizada no país. Outros contratos anunciados justificam ainda mais a necessidade e o imediatismo de tais despesas, incluindo a nacionalização dos carros de combate K2, obuses autopropulsados K9 e a compra de IFVs Rosomak de última geração pela Ucrânia.
Considerando as circunstâncias acima descritas e respondendo à necessidade urgente de implementar uma solução sistêmica de apoio ao setor de defesa nacional, foi lançada uma iniciativa para estabelecer o Fundo de Apoio ao Setor da Defesa Nacional. A resolução permitirá a determinação precisa dos destinatários do processo e agilizará as ações relacionadas à criação do referido Fundo.
GBN Defense - A informação começa aqui
Com agências de notícias
0 comentários:
Postar um comentário