Ali Naghiyev, chefe do Serviço de Segurança do Estado do Azerbaijão, afirmou em uma reunião com a Presidente da Assembleia Parlamentar da OSCE, Pia Kauma, que é "inaceitável" que alguns estados forneçam armas à Armênia.
Recentemente, foi assinado um acordo de cooperação militar entre a França e a Armênia, e conforme o GBN Defense noticiou, veículos blindados multifuncionais Bastion de fabricação francesa já foram entregues à Armênia.
Ali Naghiyev, em sua reunião com Pia Kauma, representante da OSCE, expressou que "o fornecimento de armas à Armênia por alguns estados, com o objetivo de intensificar novamente a situação na região em um momento em que há uma oportunidade favorável para o estabelecimento de uma paz sustentável, é inaceitável." disse em sua declaração.
O relatório menciona que Pia Kauma declarou que a organização que ela representa pode "oferecer o apoio necessário ao processo de construção de confiança entre o Azerbaijão e a Armênia, e expressou sua posição sobre a segurança futura da região."
ADVERTÊNCIA
Segundo o acordo de cooperação militar assinado pelo Ministro da Defesa da Armênia, Suren Papikyan, com seu homólogo francês, Sebastien Lecornu, em 23 de outubro, a Armênia receberá três sistemas de radar "Ground Master 200" (GM200), além de outros equipamentos militares e munições do grupo de defesa francês "Thales."
O governo de Baku condenou o envio de equipamento militar pela França para a Armênia, classificando essa medida como uma "atividade destrutiva" na região. O governo francês ainda não respondeu a essa crítica.
A Armênia também manifestou interesse em aprofundar a cooperação militar com a Índia.
Segundo informações do site de notícias indiano "EurAsian Times," um acordo foi assinado entre a Armênia e a Índia para a compra de sistemas antidrones no valor de 41,5 milhões de dólares.
Pontos de preocupação para o Azerbaijão na cooperação militar França-Armênia
O GBN Defense publicou informações sobre a entrega de veículos blindados multifuncionais Bastion de fabricação francesa para a Armênia.
Afirma-se que esses veículos blindados foram levados para a Armênia a partir do porto georgiano de Poti por via terrestre, através do território da Geórgia, conforme relatos.
Segundo informações, o governo da Geórgia rejeitou a proposta de transporte de armas francesas para a Armênia, mas autorizou o trânsito de veículos blindados. Até o momento, o governo da Geórgia não se pronunciou sobre essas alegações.
O governo de Baku confirmou a transferência de veículos militares da França para a Armênia e criticou fortemente essa ação, acusando a França de "atividades destrutivas" na região.
"Esses passos da França, que se apresenta como promotora do direito internacional e defensora da paz e da estabilidade na região, põem seriamente em causa os esforços para normalizar as relações baseadas no reconhecimento mútuo e no respeito pela soberania, integridade territorial e fronteiras internacionais dos estados da região, e servem para agravar a situação", declarou o Ministério das Relações Exteriores do Azerbaijão em comunicado divulgado na segunda-feira.
O governo de Yerevan afirmou que essa aquisição tem propósitos defensivos, considerando-a um passo para fortalecer a segurança nacional.
O Azerbaijão apelou à Armênia e à França para encerrarem a política de armamento e militarização na região.
"Esses países deveriam finalmente compreender que não há alternativa à paz e à cooperação na região", afirmou Aykhan Hajizadeh, porta-voz do ministério.
Fonte BBC
Tradução e Adaptação Angelo Nicolaci
0 comentários:
Postar um comentário