Com mais de 10.000 horas de voo, o NH90 proporcionou ao Exército e à Força Aérea Espanhola novas capacidades, racionalização da frota e melhorias de segurança. As entregas do segundo lote a partir de 2024 irão também dotar a Marinha do mais moderno helicóptero anfíbio já operado em Espanha.
A estreita relação da Espanha com o NH90 começou em 2006, quando o Ministério da Defesa espanhol adquiriu seu primeiro lote de NH90. Um total de 15 helicópteros foi encomendado para o Exército Espanhol e seis para a Força Aérea Espanhola, todos já entregues. Com o objetivo de continuar a renovar seus helicópteros táticos, em 2018 a Espanha deu luz verde para um segundo lote de 23 NH90. Nesta ocasião, incluiu também o desenvolvimento e produção de sete variantes navais do MSPT (Helicóptero de Transporte Tático Marítimo Espanhol) para dotar a Marinha Espanhola de helicópteros de transporte tático polivalentes capazes de operar em baixa visibilidade ou em condições climáticas adversas e à noite. Também está equipado para realizar missões de busca e salvamento em combate (CSAR), evacuação médica e transporte logístico, se necessário. O primeiro MSPT iniciará a fase de customização em Espanha de acordo com as exigências do Ministério da Defesa (DGAM) nas próximas semanas.
Os Sarrios do Exército Espanhol
A incorporação em 2014 do NH90 pelo Exército Espanhol, que o apelidou de Sarrio, permitiu um ganho significativo de eficácia no transporte tático, assalto aéreo e operações especiais em condições exigentes. O General Pablo Muñoz Bermudo, General da FAMET, disse o seguinte sobre a incorporação do NH90: “A introdução do NH90 como um helicóptero tático de alto desempenho permitiu um salto quântico tanto em nossas capacidades quanto na segurança do pessoal do exército. Provou ser altamente fiável em voo em ambientes hostis, como vimos recentemente durante a sua implantação no Mali. A FAMET pretende integrar progressivamente este helicóptero com os restantes sistemas de armas do exército, a fim de dar uma resposta eficaz em todas as missões que realizamos.” Novos sistemas de missão também foram progressivamente incorporados para otimizar suas características (proteção balística, sistema de carregamento de rolos, metralhadoras de 12,7 mm, sistema de guerra eletrônica (EW), sistemas de rapel e corda rápida e gancho de carga).
Seis lobos em Madrid
Os seis NH90 baseados na 48ª Ala da Força Aérea Espanhola em Madrid realizam missões como recuperação de pessoal, resgate em combate e operações especiais. Eles também podem ser chamados a realizar evacuações médicas e missões SAR. “A passagem do Super Puma para o NH90 foi significativa em termos de velocidade (de 120 para 150 nós), capacidade de carga (500 kg a mais), tempo de voo (até 5 horas em comparação com as 3,5 horas do Super Puma) e, claro, alcance (430 NM em vez dos 220 NM anteriormente sem equipamento opcional)”, explica a Major Cristina Pampliega, Comandante do 803º Esquadrão. No final de setembro, os ‘lobos’ da Força Aérea Espanhola, como são conhecidos, atingiram as 3.000 horas de voo. Segundo o Major Pampliega, “alcançamos nossa capacidade operacional nas três funções principais: Recuperação de Pessoal, Operações Aéreas Especiais e Missões SAR/MEDEVAC”. A unidade também faz parte da Força de Resposta da OTAN (NRF) para Operações Especiais. Com base num sistema rotativo, os aliados da OTAN comprometem as suas unidades com a NRF por um período de 12 meses, durante o qual podem ser rapidamente destacadas para onde quer que sejam necessárias.
Com mais de 10.000 horas de voo, o NH90 proporcionou ao Exército e à Força Aérea Espanholas novas capacidades, racionalização da frota e melhorias de segurança. As entregas do segundo lote a partir de 2024 irão também dotar a Marinha do mais moderno helicóptero anfíbio já operado em Espanha. Os NH90 espanhóis estão a ser preparados para participar na Missão de Formação da União Europeia no Mali num futuro próximo. Foto: Airbus.
O primeiro NH90 para a Marinha Espanhola em 2024
O primeiro NH90 a ser entregue à Marinha Espanhola, o MSPT, será o melhor helicóptero anfíbio que a Marinha alguma vez teve e aumentará significativamente as suas capacidades estratégicas. O MSPT é uma evolução da versão GSPA (Ground Spain Army) Standard 3 operada pelo Exército Espanhol. Possui novo trem de pouso reforçado, peso máximo de decolagem de até 11 toneladas, integração de sistema de identificação automática (AIS) para rastreamento de embarcações/helicópteros e sistema automático de dobramento de pás e cauda para minimizar o tempo de cabine de comando e aumentar a segurança para técnicos de bordo. Além disso, com as entregas do H135 para a Marinha começando agora no outono, este helicóptero leve bimotor será de grande ajuda para o treinamento, visto que o sistema aviônico Helionix integrado no H135 é muito semelhante ao do NH90.
O NH90 HSPN: Fabricado na Espanha
A Airbus Helicopters propôs uma solução nacional ao Ministério da Defesa espanhol para o desenvolvimento do novo helicóptero anti-submarino para a marinha, o NH90 HSPN, que dará continuidade aos esforços que estão sendo feitos para harmonizar as frotas dos três ramos das forças armadas . Seguindo as diretrizes da Estratégia Industrial de Defesa 2023 que visa fortalecer e consolidar a indústria de defesa nacional, os estudos de desenvolvimento da HSPN propõem uma solução soberana, com a Airbus Helicopters atuando como coordenadora de outras empresas espanholas de defesa como Indra, Tecnobit e Navantia . Além de garantir o envolvimento e o apoio industrial nacional, o HSPN será um produto moderno, totalmente testado e certificado, que já é utilizado por vários aliados internacionais de Espanha, como Bélgica, França, Alemanha, Itália e Países Baixos. Pode ser implantado pela Marinha Espanhola em vários cenários.
Fonte Airbus
tradução e adaptação: Angelo Nicolaci
0 comentários:
Postar um comentário