Durante incursão na Faixa de Gaza, as tropas da IDF ocuparam o Hospital Rantissi, onde confirmaram que o Hamas tem usado as instalações de hospitais para ocultar seus centros de comando e abrigar combatentes, o que viola todas as leis internacionais que regem conflitos.
Israel e o Hamas estão à beira de um acordo para a libertação de dezenas de mulheres e crianças mantidas como reféns na Faixa de Gaza, conforme informou uma fonte israelense ao jornal americano "Washington Post". A fonte acrescentou que o acordo pode ser anunciado nos próximos dias.
"As linhas gerais do acordo foram estabelecidas", afirmou a mesma fonte. Segundo ela, o Hamas concordou em libertar cerca de uma centena de reféns em troca da liberação de 70 a 120 mulheres palestinas e menores atualmente detidos em prisões israelenses.
Os militares israelenses afirmam ter encontrado indícios de que reféns estavam detidos no hospital de Gaza. A BBC relatou que tropas israelenses cercaram o Hospital Al-Shifa por todos os lados, impossibilitando o acesso. Israel agora acusa o Hamas de estabelecer um centro de comando e controle sob o Hospital Al-Shifa, apesar de negado pelo grupo terrorista, existem provas materiais desta violação.
Israel declarou que as tropas encontraram um centro de comando com um arsenal de armas, incluindo granadas, coletes suicidas e outros explosivos, armazenados por combatentes do Hamas no porão do Hospital Rantissi, um hospital pediátrico especializado no tratamento de pacientes com câncer.
Ele também afirmou que encontraram indícios de que o Hamas mantinha reféns no local, acrescentando que a situação está sob investigação. Hagari exibiu imagens de habitações rudimentares, incluindo uma pequena cozinha, e um túnel próximo que, segundo ele, leva à residência de um alto comandante naval do Hamas.
Anteriormente, o Ministro da Defesa israelense, Yoav Gallant, afirmou que o Hamas havia perdido o controle de Gaza, acrescentando que "o Hamas não tem o poder de deter as Forças de Defesa de Israel (IDF)". Gallant mencionou que as operações contra os túneis do Hamas foram intensificadas nos últimos dias, visando forçar a rendição dos terroristas. Ele informou que dezenas e, por vezes, centenas de terroristas do Hamas, incluindo comandantes, foram eliminados, e as operações militares estão ocorrendo no coração da Cidade de Gaza.
No entanto, dois soldados israelenses perderam a vida em confrontos recentes com as milícias do Hamas no norte da Faixa de Gaza, elevando o número total de soldados mortos em operações terrestres para 46, de acordo com as Forças de Defesa de Israel (IDF).
GBN Defense - A informação começa aqui
com agências de notícias
0 comentários:
Postar um comentário