A Embraer concluiu a entrega à Força Aérea Brasileira (FAB) da quinta aeronave EMB 145 AEW&C, que passou por uma modernização e agora é designada como E-99M na FAB. Esta aeronave foi aprimorada para desempenhar funções de alerta e controle aéreo antecipado (AEW&C), além de participar de missões de inteligência, vigilância e reconhecimento aéreo.
Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança, destacou a importância deste marco, enfatizando que esta é a primeira aeronave entregue na configuração FOC (Full Operational Capability), com sistemas totalmente certificados para o uso da Força Aérea Brasileira na proteção do país e de sua soberania nacional. Ele também ressaltou que as quatro aeronaves entregues anteriormente passarão por modernizações para cumprir plenamente suas missões designadas.
Desenvolvido com base na plataforma bem-sucedida do jato regional ERJ 145, o E-99 da FAB possui a capacidade de detectar, rastrear e identificar alvos em sua zona de cobertura, transmitindo essas informações via Data Link. A aeronave desempenha missões cruciais, incluindo vigilância do espaço aéreo, controle e gerenciamento de interceptação, inteligência eletrônica e monitoramento de fronteiras.
O E-99M agora apresenta sistemas aprimorados de Radar Erieye e Comando e Controle (C2). Além disso, inclui novos sistemas de Guerra Eletrônica (Não Comunicação - NCOM), um Transponder IFF atualizado, sete rádios V/UHF definidos por software, um sistema de gravação de áudio aprimorado com tecnologia VoIP e um Gravador de Dados de Missão atualizado. A função Data Link foi adaptada para uma nova arquitetura. O interior da aeronave também foi modernizado, visando aprimorar o conforto da tripulação e ampliar a capacidade operacional, com cinco consoles redesenhados e otimizados para um uso mais eficiente dos sistemas atualizados.
O projeto E-99M é liderado pelo Comitê Coordenador do Programa de Aeronaves de Combate (COPAC), em colaboração com a Embraer e parceiros internacionais como SAAB, Aeroelectronica International (AELI) e Rohde & Schwarz. A Atech, subsidiária da Embraer, desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do sistema de comando e controle, contribuindo com seis estações de planejamento e análise de missões, proporcionando oportunidades valiosas de treinamento e desenvolvimento para as tripulações.
GBN Defense
com informações da Embraer
0 comentários:
Postar um comentário