A França conduziu com êxito um teste com o míssil balístico de longo alcance M51.3, fortalecendo a credibilidade de suas capacidades de dissuasão nuclear, conforme anunciado pelo Ministério da Defesa neste domingo (19).
O míssil, desprovido de ogivas nucleares, foi lançado a partir do centro de testes de mísseis do exército francês em Biscarosse no sudoeste da França, e atingiu o Atlântico Norte "a centenas de quilômetros da costa", informou o ministério, sem fornecer detalhes adicionais.
"O voo permitiu confirmar uma significativa melhoria no desempenho do míssil, o que contribuirá para a credibilidade contínua da dissuasão oceânica francesa nas próximas décadas", declarou o ministério em comunicado neste domingo (19).
Foi enfatizado que a manutenção da capacidade operacional das armas nucleares francesas é essencial dadas as condições do cenário internacional.
Após a invasão da Ucrânia pela Rússia em fevereiro de 2022, o presidente Vladimir Putin alertou repetidamente o Ocidente de que estaria disposto a utilizar armas nucleares para defender a Rússia.
O míssil M51.3 é uma versão aprimorada do M51, um míssil balístico estratégico marítimo-terrestre de três estágios projetado para ser lançado a partir de submarinos da Marinha Francesa. O M51 foi inicialmente testado em uma base terrestre em 2006 e em um submarino em 2010, ano em que foi comissionado.
O novo míssil M51.3, previsto para entrar em serviço por volta de 2025, está sendo desenvolvido pela empresa aeroespacial ArianeGroup, uma joint venture entre a Airbus e o grupo de defesa francês Safran.
GBN Defense - A informação começa aqui
com informações da agência Reuters
0 comentários:
Postar um comentário