O Clube de Veículos Militares Antigos do Rio de Janeiro (CVMARJ), realizou mais uma edição da denominada "Coluna da Vitória", tradicional encontro que nesta última edição contou com a presença de 20 viaturas militares históricas criteriosamente restaurados e em perfeito estado de funcionamento, assim como vários associados trajando uniformes históricos da Força Expedicionária Brasileira (FEB) e da Força Aérea Brasileira (FAB).
A Coluna partiu da Escola Superior de Guerra e fez uma primeira parada no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial (MNMSGM), patrimônio histórico nacional idealizado pelo Marechal João Baptista Mascarenhas de Moraes, Comandante da FEB, com o propósito de receber, em definitivo, os restos mortais dos 462 soldados sepultados no cemitério brasileiro em Pistoia, na Itália.
Realizadas as homenagens aos heróis brasileiros da FEB, inclusive com o hasteamento da bandeira do CVMARJ no pátio do MNMSGM, a Coluna seguiu para a cidade de Niterói, onde encerrou sua atividade no 21º Grupo de Artilharia de Campanha, Organização Militar do Exército Brasileiro integrante da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército, que realizou o primeiro tiro de artilharia brasileiro bem solo europeu, no transcurso da 2ª Guerra Mundial. Na oportunidade, os integrantes do CVMARJ puderam visitar o parque histórico Monte Bastione, localizado na Fortaleza de Santa Cruz.
O CVMARJ foi fundado em 06 junho de 2002, com o objetivo de resgatar o valor histórico das viaturas militares antigas, pautado na fiel manutenção da originalidade do material, tornando-se referência nacional no assunto. Com mais de vinte anos de existência, desenvolve importante papel na divulgação dos feitos notáveis da FEB junto à sociedade, contribuído igualmente para a preservação e dos valores e tradições, não apenas do Exército Brasileiro, mas também das outras duas Forças Armadas coirmãs, FAB e Marinha do Brasil.
Por Sergio Capella - CVMARJ
0 comentários:
Postar um comentário