No início das celebrações do Dia do Marinheiro, marcado para 13 de dezembro, a Marinha do Brasil, por meio do Comando do 7º Distrito Naval, realizará no próximo domingo (3) a Cerimônia de Substituição do Pavilhão Nacional na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF). Destaque do evento, o lançamento do vídeo da campanha deste ano evidenciará a diversidade de marinheiros, homens e mulheres, atuando de "leste a oeste, norte a sul" em prol da sociedade brasileira.
Intitulada "Ah, se você fosse Marinheiro!" e ambientada ao som da música "Maresia", de Adriana Calcanhoto, a campanha comemorativa destacará a nobreza do espírito marinheiro, manifestada em todo o país pela disposição sincera em superar dificuldades e cumprir o dever. A iniciativa reafirma o compromisso da Marinha em zelar pelo povo brasileiro e pelo país.
A cerimônia, presidida pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, contará com a presença de autoridades, militares e civis. O evento incluirá desfile da tropa e apresentação da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais. O hasteamento da nova bandeira, ao som do Hino Nacional, será acompanhado por sete vivas em toque de apito marinheiro, símbolo da tradição naval. Durante o içamento, uma bateria de salvas efetuará 21 tiros de canhão. O Hino à Bandeira será entoado por cantores líricos da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais e pelo público presente.
A Marinha convida os jornalistas interessados a comparecerem ao lançamento do vídeo institucional e à solenidade de troca da bandeira, na Praça dos Três Poderes, em Brasília, a partir das 9h do próximo domingo.
O Dia do Marinheiro, escolhido em 1925 em homenagem ao Almirante Joaquim Marques de Lisboa, Marquês de Tamandaré, patrono da Marinha, é uma data significativa. Tamandaré, exemplo de bravura, dedicou sua vida à Força Naval, participou de quatro guerras e contribuiu para a preservação do território brasileiro. A cerimônia mensal de Substituição da Bandeira Nacional, conhecida como "Bandeirão", destaca-se pela magnitude da maior bandeira hasteados no mundo, com 286 m² e 90 quilos, no topo de um mastro de 100 metros de altura na Praça dos Três Poderes, em Brasília. A tradição envolve o revezamento entre diversas instituições, incluindo Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira, Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Polícia Militar do Distrito Federal e Governo do Distrito Federal.
GBN Defense - A informação começa aqui
com informações da Agência Marinha de Notícias
0 comentários:
Postar um comentário