quinta-feira, 30 de novembro de 2023

US Army publica seu primeiro manual doutrinário dedicado à informação e seu papel nas operações multidomínios

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No dia 27 de novembro de 2023, o Exército dos EUA (US Army) lançou sua primeira publicação doutrinária dedicada ao tema da informação e seu papel fundamental nas operações multidomínios. Disponível no site da Diretoria de Publicações do US Army, a "Publicação Doutrina do Exército 3-13, Informações" codifica a abordagem militar para o uso de dados e informações, reconhecendo que todas as atividades geram efeitos informativos com potencial para contribuir ou dificultar o alcance dos objetivos estratégicos.

O Tenente-General Milford Beagle Jr., comandante geral do Combined Arms Center e Fort Leavenworth, destacou a importância da informação, afirmando que esta é a base da inteligência, componente essencial de comando e controle, e o alicerce para a comunicação de pensamentos, opiniões e ideias.

Os autores da Direção de Doutrina de Armas Combinadas do CAC, responsáveis pela redação do novo manual, reconhecem que as mudanças no ambiente de segurança exigiam uma atualização da doutrina. Em um cenário em que adversários já utilizam o poder informativo para obter influência e controle regional antes mesmo de um potencial conflito armado, a competição por informações e ideias torna-se contínua e persistente.

A chave para alcançar objetivos em um ambiente contestado como esse é obter uma vantagem informacional, um conceito agora definido na doutrina como "uma condição em que uma força detém a iniciativa em termos de compreensão situacional, tomada de decisão e comportamento relevante dos atores".

O coronel reformado do Exército e diretor do CADD, Richard Creed, ressaltou que todos desempenham um papel na obtenção de vantagem informacional, e os comandantes precisam considerar as informações a partir de uma perspectiva de armas combinadas. Ele enfatizou que todas as capacidades do Exército criam efeitos na dimensão informacional do ambiente operacional, tornando imperativo que líderes considerem como a informação permite operações, protege informações amigas, emprega informações contra inimigos, e ataca a capacidade do inimigo de usar informações de forma eficaz.

A ADP 3-13 oferece uma estrutura para líderes desenvolverem vantagens de informação durante as operações e na estação de origem, explicando como comandantes podem aproveitar aspectos da informação para comando e controle, proteção de dados, influência pública, e neutralização de ameaças estrangeiras.

Esta publicação marca o início de uma campanha educativa sustentada pelo CAC. Artigos, vídeos e podcasts dedicados à ADP 3-13 estão em andamento, sendo anunciados nos canais de mídia social do CADD. A equipe também colaborará com Centros de Excelência, a Universidade do Exército e centros de treinamento de combate para garantir que essas informações sejam incorporadas na educação e treinamento militar profissional. Equipes móveis de treinamento visitarão instalações e organizações selecionadas para integrar ainda mais as ideias descritas no manual.

O Tenente-General Beagle destacou que a ADP 3-13 fornece os fundamentos intelectuais, mas ressaltou que o verdadeiro trabalho começa ao internalizar essas ideias no desenvolvimento, educação e treinamento de líderes.


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com informações do US Army

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Unidade Química do Exército dos EUA Reforça Aliança com Coreia do Sul na Zona Desmilitarizada

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Na fronteira mais vigiada do mundo, soldados americanos da 59ª Companhia Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (CBRN), apelidados de "Dragões da Montanha", estão fortalecendo a postura de defesa combinada da Aliança República da Coréia-EUA. A companhia, sediada em Fort Drum, Nova York, chegou à Coreia do Sul em julho de 2023 para uma implantação rotativa.

Ao longo dos nove meses de rotação, os "Mountain Dragons", focaram no combate e na execução rápida de missões, incluindo reconhecimento QBRN e suporte de descontaminação.

Durante um exercício de validação de sete dias, a companhia demonstrou proficiência em explorar alvos químicos, biológicos e nucleares em uma área de operações não contínua, incluindo instalações subterrâneas. O suboficial 3 Philip M. Ellis, do 23º Batalhão CBRN, elogiou o desempenho exemplar dos "Mountain Dragons".

Além de treinar com as forças americanas, a 59ª Companhia CBRN participou do Exercício "Ulchi Freedom Shield" em agosto, colaborando com unidades militares da República da Coreia. O general Jaehoon Yoo, comandante geral do Comando de Defesa CBRN da ROK, reconheceu os serviços da unidade na Península Coreana.

A 59ª Companhia CBRN faz parte do 83º Batalhão CBRN, 48ª Brigada Química e 20º Comando Químico, Biológico, Radiológico, Nuclear, Explosivos (CBRNE), a principal formação CBRNE das forças armadas dos EUA. O capitão Evan P. Shortsleeve, comandante da unidade, expressou orgulho no serviço dos Mountain Dragons durante o 70º ano da Aliança ROK-EUA, destacando o compromisso com a defesa da liberdade na fronteira há mais de sete décadas.

A Aliança estabelecida em 1953, celebrou seu 70º aniversário em outubro de 2023. Originada no contexto da Guerra da Coreia, a aliança tem sido fundamental para a segurança na Península Coreana, permitindo o notável progresso econômico e cultural da Coreia do Sul.


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com informações do US Army

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Avibras é recertificada como Unidade de Catalogação de vanguarda

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A Avibras em Jacareí recebeu no dia 21 de novembro, a visita do Centro de Apoio a Sistemas Logísticos de Defesa (CASLODE), órgão do Ministério da Defesa, com o objetivo de reavaliar a empresa como Unidade de Catalogação (UniCat).

A comitiva de militares composta pelo Capitão de Mar e Guerra Alessandrer de Paiva Nunes, pelo Capitão de Corveta Wellington Galdino Alves de Oliveira e pela 2º Sargento Jessiane Araújo, constatou in loco a excelência da Avibras na prestação de serviços de catalogação, o que resultará em sua recertificação como UniCat de vanguarda perante a Base Industrial de Defesa Brasileira (BID).

Os militares destacaram que os processos de catalogação da empresa são organizados e estruturados, tornando a Avibras referência neste segmento no Brasil e no mundo.

A Avibras é a primeira indústria privada do Brasil a ter o direito de atuar como UniCat junto ao Ministério da Defesa, reforçando o seu pioneirismo e expertise nesta área. As UniCats são entidades autorizadas a prestar serviços de catalogação para itens de suprimento utilizados pelas Forças Armadas ou de interesse destas.

Desde 2016 a Avibras executa e comercializa o serviço de catalogação, que consiste na coleta de dados técnicos para o estabelecimento da identificação dos itens e sua ordenação na forma de um catálogo da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), trazendo visibilidade internacional para os produtos e destaque no cenário das exportações, além de benefícios econômicos e operacionais na área de logística.


FONTE: Avibras

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AEL Sistemas e os 40 anos do T-27 Tucano

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Em 29 de setembro de 1983, há mais de 40 anos, a Força Aérea Brasileira (FAB) recebia o primeiro exemplar de produção da aeronave que é um dos maiores sucessos da Embraer e da indústria aeronáutica brasileira, o EMB-312, T-27 Tucano.

Exportado para 15 países com mais de 460 exemplares produzidos, o turboélice monomotor redefiniu conceitos. Foi usado na instrução avançada dos futuros pilotos militares, em missões operacionais e de combate, também tendo feito por décadas demonstrações pela aclamada Esquadrilha da Fumaça.

A então Aeroeletrônica, hoje AEL Sistemas, foi uma das principais parcerias no programa de desenvolvimento do T-27 Tucano, tendo fornecido 11 sistemas aviônicos, todos eles desenvolvidos e produzidos na sede da empresa em Porto Alegre.

O T-27 Tucano foi o primeiro grande programa no qual a empresa participou, e que capacitou a sua equipe de engenharia e a ampliação da sua infraestrutura de laboratórios e linhas de produção.

Após mais de 40 anos, a AEL Sistemas continua dando o suporte necessário para esses componentes em operação na frota mundial do T-27 Tucano, demonstrando o seu comprometimento de longo prazo com os operadores.


Fonte AEL Sistemas

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Finlândia fecha toda a fronteira terrestre com a Rússia

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A partir desta quinta-feira (30), governo da Finlândia fechará totalmente sua fronteira terrestre com a Rússia para evitar que refugiados de outros países continuem chegando através do território russo. A medida está prevista para ficar em vigor até 13 de dezembro.

Sete das oito passagens de fronteira já estão fechadas, restando apenas a de Raja-Jooseppi, no nordeste, que agora também será bloqueada.

O primeiro-ministro finlandês, Petteri Orpo, disse que a medida é "necessária e proporcional". "São atividades de interferência russa e isso é algo que não aceitamos", destacou.

Dessa forma, não será mais possível pedir refúgio na fronteira terrestre da Finlândia com a Rússia, a mais longa da União Europeia (UE), com 1.340 quilômetros. A partir de quinta-feira, isso só poderá ser feito em portos e aeroportos internacionais do país nórdico.

O governo finlandês fechou quatro fronteiras em 18 de novembro e outras três uma semana depois.

Helsinki acusa Moscou de enviar deliberadamente à fronteira com a Finlândia cidadãos de países da África e do Oriente Médio, como Iraque, Síria, Iêmen, Turquia e Somália, aos quais permite a passagem sem os documentos necessários.

Para o presidente finlandês, Sauli Niinistö, o influxo de migrantes é uma vingança do Kremlin pela adesão da Finlândia à Otan. Moscou nega e afirma que as passagens de fronteira estão sendo usadas apenas por pessoas autorizadas.


Trinta vezes mais pedidos de refúgio

Segundo as autoridades de imigração finlandesas, cerca de 900 requerentes de refúgio chegaram à Finlândia vindos da Rússia apenas em novembro, uma cifra 30 vezes maior do que a habitual, apesar do fechamento de sete dos oito postos fronteiriços nos últimos dez dias.

Há relatos de africanos e árabes aliciados em grupos de internet, para os quais eram oferecidos, por centenas e até milhares de dólares, cursos de idiomas na Rússia com a possibilidade de atravessar a fronteira para a Finlândia e, assim, ingressar na União Europeia. Até o aluguel de bicicletas para fazer a travessia seria ofertado.

De acordo com a Finlândia, o fluxo de migrantes caiu muito desde a última sexta-feira, quando todos os postos fronteiriços, exceto o mais setentrional e mais remoto, foram fechados. Apesar disso, as autoridades finlandesas não acreditam que Moscou tenha mudado de atitude.

"A questão não é o número de refugiados que chegam, mas as razões da sua chegada", declarou a ministra do Interior finlandesa, Mari Rantanen, do partido de extrema direita Verdadeiros Finlandeses.

Para ela, o fechamento total da fronteira não é uma questão de políticas de refúgio ou de imigração, mas de segurança nacional. "A Finlândia é alvo de uma operação híbrida russa", reiterou Rantanen.

No entanto, o fechamento é temporário e a reabertura pode ocorrer se a situação com Moscou for resolvida. "A Rússia causou esta situação e também pode acabar com ela", disse o primeiro-ministro finlandês.


Fonte Deutsche Welle

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Taiwan relata aumento de atividade militar chinesa à medida que as eleições se aproximam

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Taiwan relatou novamente aeronaves e navios de guerra chineses ao redor da ilha nesta quinta-feira (30), incluindo aeronaves cruzando a sensível linha central do Estreito de Taiwan, enquanto Pequim mantém suas atividades militares antes das eleições de janeiro em Taiwan.

Taiwan governada democraticamente, que a China reivindica como seu próprio território, queixou-se nos últimos quatro anos de patrulhas e exercícios militares chineses regulares perto da ilha.

No início de 2024, Taiwan realiza eleições presidenciais e parlamentares em 13 de janeiro e a campanha já está em alta. As relações com a China são um importante ponto de discórdia.

O Ministério da Defesa de Taiwan disse que desde a manhã desta quinta-feira (30) detectou caças J-10 e J-16, bem como helicópteros transportados em navios operando no centro de Taiwan e no sudoeste da ilha.

Onze dessas aeronaves cruzaram a linha do Estreito de Taiwan, ou áreas próximas, trabalhando com navios de guerra chineses para realizar “patrulhas conjuntas de prontidão para combate”, acrescentou o ministério.

A linha do estreito já serviu como uma barreira não oficial entre os dois lados, mas agora os aviões chineses sobrevoam regularmente.

Taiwan enviou suas próprias forças para monitorar, disse o ministério.

Este mês, Taiwan relatou pelo menos três outras missões semelhantes em grande escala da força aérea chinesa, sobre as quais Pequim não comentou.

A China afirma que as suas atividades perto de Taiwan visam prevenir o “conluio” entre os separatistas de Taiwan e os Estados Unidos e proteger a integridade territorial da China.

 governo de Taiwan, que repetidamente ofereceu negociações com a China, rejeita as reivindicações de soberania de Pequim e diz que apenas o povo da ilha pode decidir o seu futuro.

Lai Ching-te, do Partido Democrático Progressista, no poder, que Pequim denunciou como separatista, é o favorito para ser o próximo presidente de Taiwan, de acordo com pesquisas de opinião.

O principal partido da oposição de Taiwan, o Kuomintang, tradicionalmente apoia laços estreitos com Pequim e prometeu reabrir o diálogo com a China se vencer as eleições.


Fonte Reuters

tradução e adaptação Angelo Nicolaci

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Tragédia no Japão: Queda de MV-22 Osprey dos EUA Deixa ao Menos um Tripulante Morto

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Nesta quarta-feira (29), um aeronave MV-22 Osprey norte americana, caiu no mar durante uma missão de treinamento rotineira na costa da ilha de Yakushima, localizada a aproximadamente 1.040 km a sudoeste de Tóquio.

O acidente resultou na perda de pelo menos um membro da tripulação, conforme declarado pelo Comando de Operações Especiais da Força Aérea dos EUA. As condições dos demais tripulantes permanecem desconhecidas.

A Guarda Costeira do Japão reportou a descoberta de destroços do MV-22 Osprey e localizou um dos tripulantes, posteriormente foi confirmada como vítima fatal, a cerca de 3 km da costa.

Inicialmente, a Cooperativa de Pesca de Yakushima mencionou o resgate de três pessoas nas águas circundantes, mas posteriormente corrigiu a informação, confirmando apenas uma vítima.

Outro Osprey, que aparentemente estava voando em ala com a aeronave acidentada, conseguiu realizar um pouso seguro no aeroporto local, como confirmado por um porta-voz do governo.

O acidente ocorreu por volta das 15h00 (horário local), com testemunhas relatando que o motor esquerdo da aeronave parecia estar em chamas durante a aproximação para um pouso de emergência, apesar das boas condições climáticas.

A aeronave pertencia a uma unidade baseada em Okinawa, especializada no transporte e abastecimento de forças de operações especiais, conforme informações fornecidas pelos militares dos EUA.

Com mais de 50.000 soldados norte-americanos no Japão, principalmente nas estrategicamente importantes ilhas do sudoeste de Okinawa, o incidente destaca a importância estratégica da presença militar dos EUA na região, dada a crescente atividade militar chinesa nas proximidades de Taiwan.

O Japão, que também opera aeronaves Osprey, solicitou uma investigação por parte dos militares dos EUA sobre o acidente.

Desenvolvido pela Boeing e pela Bell Helicopter, o MV-22 Osprey é uma aeronave híbrida capaz de operar tanto como helicóptero quanto como aeronave de asa fixa. Ele é utilizado pela Força Aérea, Fuzileiros Navais e Marinha dos EUA, além das Forças de Autodefesa do Japão.

A implantação do Osprey no Japão tem sido controversa, com críticos levantando preocupações sobre sua segurança. Apesar disso, tanto os militares dos EUA quanto o governo japonês afirmam que a aeronave é segura. O histórico inclui um acidente fatal na costa norte da Austrália em agosto, durante um exercício militar, e um pouso forçado em dezembro de 2016, resultando no encalhe temporário da aeronave ao largo da ilha de Okinawa, no sul do Japão.


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com informações da Reuters

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Airbus confirma que Eurofighter ganhará versão de Guerra Eletrônica (EW), surge o Eurofighter EK

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É oficial, a Airbus confirmou que o Eurofighter EK (Guerra Eletrônica, ou EW) está prestes a se tornar uma realidade tangível. Após a recente aprovação do comitê orçamentário alemão, a Airbus está pronta para transformar 15 Eurofighters alemães em aeronaves com capacidade de guerra eletrônica de ponta. Equipados com um avançado sistema de localização de transmissores e autoproteção da Saab, além dos mísseis anti-radar "AARGM" da renomada empresa americana Northrop Grumman, o Eurofighter EK está pronto para redefinir o cenário da defesa aérea.

A decisão parlamentar é um marco significativo, abrindo caminho para a certificação do Eurofighter EK pela OTAN até 2030. Este avançado meio aéreo está destinado a substituir o Tornado na crucial função de Supressão da Defesa Aérea Inimiga (SEAD).

O CEO da Airbus Defence and Space, Michael Schöllhorn, enfatizou a importância estratégica dessa evolução: "A guerra eletrônica e o reconhecimento são requisitos vitais para a OTAN, e os conflitos atuais destacam a relevância dessas capacidades. A decisão do governo alemão de integrar a guerra eletrônica ao portfólio do Eurofighter é uma medida crucial, fortalecendo a soberania e autonomia europeias."

Com a aprovação parlamentar, o Eurofighter agora assume oficialmente o papel de sucessor do Tornado ECR (Combate/Reconhecimento Eletrônico). A Airbus aguarda ansiosamente a ordem oficial para implementar as soluções técnicas escolhidas no Eurofighter, com a assinatura do contrato prevista antes do final do ano.

Equipado com o sistema de localização de transmissores da Saab e o Míssil Guiado Anti-Radiação (AARGM) da Northrop Grumman, o Eurofighter EK está preparado para detectar, localizar e neutralizar radares antiaéreos. A solução da Saab não apenas aprimora a autoproteção da aeronave, mas também inclui bloqueadores estratégicos. Além disso, tecnologias inovadoras desenvolvidas por pequenas e médias empresas, incluindo uma solução de Inteligência Artificial para análise rápida de dados de radar, garantem medidas precisas de autoproteção.

A Airbus está agora colaborando estreitamente com o escritório de compras BAAINBw, a Força Aérea Alemã e o Escritório de Aviação da Bundeswehr para estabelecer um cronograma detalhado visando a implementação das soluções EK em 15 Eurofighters. O futuro da defesa aérea alemã está prestes a entrar em uma nova era de capacidades avançadas e estratégicas.


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com informações da Airbus

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quarta-feira, 29 de novembro de 2023

Assistência de segurança da Ucrânia fortalece a base industrial de defesa dos EUA

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Desde a invasão da Ucrânia pela Rússia no ano passado, os Estados Unidos continuam empenhados em fornecer às forças armadas ucranianas o equipamento e a assistência de segurança necessários para combater os invasores russos e garantir a soberania de sua nação.

Nos EUA, o apoio à Ucrânia mobilizou a base industrial de defesa de uma forma que não era vista há décadas. Os parceiros da indústria em todo o DIB intensificaram-se para responder a essa mobilização, fabricando o equipamento e fornecendo as capacidades necessárias para apoiar os compromissos dos EUA.

Desde a invasão russa de 24 de fevereiro de 2022, os EUA comprometeram aproximadamente 44 bilhões de dólares em assistência de segurança à Ucrânia. A assistência tem sido prestada através da autoridade presidencial, onde o equipamento é retirado do inventário militar e enviado para o exterior, ou através da Iniciativa de Assistência à Segurança da Ucrânia, onde o governo contrata diretamente a indústria para enviar novo equipamento para a Ucrânia assim que estiver pronto.

Quando o meio é retirado do inventário existente dos EUA, este deve ser substituído para garantir que as unidades militares dos EUA mantenham sua própria prontidão. Em meados de novembro, o departamento comprometeu quase 17 bilhões de dólares na compra de substitutos para o equipamento que foi enviado para a Ucrânia a partir dos estoques dos EUA.

Ao mesmo tempo que as indústrias de defesa estão ocupadas construindo novos equipamentos para substituir o que foi enviado para o exterior, também estão fabricando novas capacidades para cumprir as encomendas da Iniciativa de Assistência à Segurança da Ucrânia. O DOD comprometeu mais de 10 bilhões de dólares em fundos por meio dessa iniciativa.

De costa a costa, os mais de 27 bilhões de dólares em obrigações do Departamento de Defesa para reabastecimento de PDAs e pedidos da USAI estão impactando diretamente os principais fornecedores e fornecedores críticos em 37 estados.

Destaque: Apoio à Ucrânia "Em geral, a resposta da nossa base industrial dos EUA para atender às necessidades de defesa da Ucrânia tem sido verdadeiramente histórica", disse William LaPlante, subsecretário de defesa para aquisição e sustentação. "Tem sido um esforço nacional que abrange todo o espectro das nossas cadeias de abastecimento em quase todas as áreas de capacidade. Embora não haja dúvida de que ainda temos um trabalho significativo pela frente para reconstruir totalmente um ecossistema industrial de defesa moderno, não devemos perder de vista o que conseguimos alcançar junto com nossos parceiros da indústria nos últimos 21 meses."

Ao mesmo tempo que o departamento compra equipamentos da base industrial de defesa, também ajuda o DIB a expandir sua capacidade de produzir as capacidades de defesa mais importantes.

O departamento comprometeu cerca de 3,3 bilhões de dólares em financiamento em 18 estados para ajudar os empreiteiros de defesa a expandir e modernizar as linhas de produção existentes e adicionar novas linhas. Os empreiteiros estão fabricando, entre outras coisas, o projétil de artilharia de 155 mm, o Sistema de Lançamento Múltiplo Guiado de Foguetes e os mísseis Stinger e Javelin.

Esta semana, o departamento divulgou detalhes relacionados à forma como a base industrial de defesa em mais de 37 estados está contribuindo para o compromisso de segurança dos EUA com a Ucrânia. Essa informação, e outros dados relacionados com a assistência de segurança dos EUA à Ucrânia, podem ser encontrados num infográfico no site Acquisition & Sustainment.


Fonte Departamento de Defesa dos EUA

tradução e adaptação Angelo Nicolaci

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Grã-Bretanha enviará sete navios da Marinha Real para patrulhar áreas com cabos submarinos

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O Reino Unido anunciou nesta quinta-feira que enviará sete navios da Marinha Real (Royal Navy) e uma aeronave de patrulha marítima para participar das patrulhas da Força Expedicionária Conjunta (JEF) em áreas com infraestrutura submarina vulnerável no próximo mês.

A Europa e a OTAN estão cada vez mais preocupadas com a vulnerabilidade das infraestruturas críticas em torno e sob o Mar Báltico. A JEF, uma aliança militar de 10 nações de países do norte da Europa, está focada na segurança na região do Extremo Norte, do Atlântico Norte e do Mar Báltico.

No mês passado, a Suécia informou que um cabo de telecomunicações do Mar Báltico que liga a Suécia à Estônia foi danificado aproximadamente ao mesmo tempo que um gasoduto e um cabo entre a Finlândia e a Estônia. Isso seguiu-se às explosões em setembro de 2022 que romperam os gasodutos Nord Stream sob o Mar Báltico e cortaram o fornecimento de gás russo à Europa.

“O Reino Unido e nossos parceiros da JEF farão tudo o que for necessário para defender nossas áreas de interesse mútuas, e a demonstração de unidade inabalável de hoje envia uma poderosa mensagem de dissuasão de que estamos prontos para enfrentar qualquer ameaça potencial com força”, disse o secretário de Defesa britânico, Grant Shapps.

A Grã-Bretanha afirmou que contribuirá com seis navios de guerra da Marinha Real, um navio Auxiliar da Frota Real e uma aeronave de patrulha marítima da Força Aérea Real para o destacamento da JEF para "patrulhar áreas mais vulneráveis a interferências, conduzir operações de vigilância e atuar como uma força de dissuasão contra ameaças potenciais".

Os navios serão posicionados para cobrir uma ampla área desde o Canal da Mancha até o Mar Báltico, acrescentou.


Fonte Reuters

Tradução e Adaptação: Angelo Nicolaci

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Canadá deve anunciar aquisição de novas aeronaves de patrulha marítima P-8A Poseidon

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O Canadá está prestes a formalizar um contrato bilionário nesta quinta-feira (30), optando pela adquisição das avançadas aeronaves de patrulha marítima P-8A Poseidon, desenvolvidas pela norte americana Boeing. A informação foi compartilhada por uma fonte governamental de alto escalão com conhecimento direto do assunto, que falou sob condição de anonimato à Reuters.

O anúncio, programado para a quinta-feira, põe fim a meses de especulações e responde ao desafio apresentado pela fabricante canadense Bombardier. A Bombardier havia instigado uma competição aberta, defendendo a utilização de seus jatos executivos globais de cabine grande. Contudo, a decisão do governo canadense em favor da Boeing indica uma clara preferência pela aeronave P-8A Poseidon.

Em março, as autoridades canadenses manifestaram a intenção de adquirir 16 exemplares do P-8A Poseidons, substituindo assim sua envelhecida frota de aeronaves CP-140 Aurora. O governo justificou sua escolha argumentando que a aeronave da Boeing é a única "atualmente disponível" capaz de atender a todos os requisitos estipulados.

O prazo de vigência do projeto de acordo entre os governos do Canadá e dos Estados Unidos para a venda da aeronave Poseidon, juntamente com o treinamento e equipamentos associados, expira nesta quinta-feira, impulsionando a iminência do anúncio oficial.

Este desdobramento representa um marco significativo nas capacidades de vigilância marítima do Canadá, consolidando a posição estratégica das aeronaves P-8A Poseidon como a escolha preferencial para as operações de patrulha marítima no país.


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com informações da Reuters

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Forças Armadas chinesas iniciam treinamento de combate perto da fronteira com Mianmar

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As forças armadas da China iniciarão “atividades de treinamento de combate” a partir deste sábado (25) em seu lado da fronteira com Mianmar, disse o órgão em mídia social, um dia depois que um comboio de caminhões transportando mercadorias para a nação vizinha pegou fogo.

O incidente, que a mídia estatal de Mianmar classificou de ataque de insurgentes, ocorreu em meio a preocupações na China com a insegurança.

Um enviado chinês se reuniu com autoridades de alto escalão na capital de Mianmar para conversar sobre a estabilidade da fronteira, após sinais recentes de rara tensão.

O treinamento tem como objetivo “testar a capacidade de manobra rápida, a vedação da fronteira e a capacidade de ataque com fogo das tropas do teatro”, disse o Comando do Teatro Sul, um dos cinco do Exército de Libertação Popular da China, no aplicativo de mensagens WeChat.

Em comunicado separado, divulgado pelo governo da província chinesa de Yunnan, vizinha de Mianmar, apontou que os exercícios serão realizados até 28 de novembro nas áreas próximas aos vilarejos de Manghai, Manling e Qingshuihe.

Mianmar foi informada sobre os exercícios, disse o porta-voz da junta militar, Zaw Min Tun, acrescentando que eles visam “manter a estabilidade e a paz” perto da fronteira e não prejudicam a política chinesa de não interferência nos assuntos internos de Mianmar.

“O laço militar entre a China e Mianmar é firme e a colaboração entre os dois exércitos é amigável e crescente”, disse ele em post na mídia social estatal.

O incêndio de sexta-feira na cidade de Muse ocorreu em um momento em que os militares de Mianmar perderam o controle de várias cidades no nordeste e em outros lugares do país, enquanto lutam contra a maior ofensiva coordenada que enfrentaram desde a tomada de poder em um golpe em 2021.

O aumento dos combates gerou o deslocamento de mais de 2 milhões de pessoas em Mianmar, segundo as Nações Unidas.


Fonte CNN Brasil

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"Forja de Combatentes: Exercício de Campo na Ilha da Marambaia Transforma Aspirantes em Fuzileiros Navais"

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No período de 20 a 24 de novembro, um total de 571 jovens provenientes do Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais (C-FSD-FN) do Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (CIAMPA) e do Centro de Instrução e Adestramento de Brasília Almirante Domingos de Mattos Cortez (CIAB) foram reunidos para um desafio intenso no Centro de Avaliação da Ilha da Marambaia (CADIM). Este exercício marcou o ápice de quatro meses de rigorosos treinamentos teóricos e práticos.

Durante esse período, os 464 alunos do CIAMPA e os 107 do CIAB foram imersos em um programa abrangente que envolveu não apenas instrução técnico-profissional, mas também um enfoque essencial na formação moral e ética, fundamentados nos valores inabaláveis do Corpo de Fuzileiros Navais: Honra, Competência, Determinação e Profissionalismo.

Este exercício representou mais do que simplesmente uma etapa final do curso. Foi o momento crucial em que esses jovens, vindos de diversas regiões do Brasil, transformaram-se em soldados profissionais e, futuramente, nos Combatentes Anfíbios da Marinha do Brasil.

Durante os cinco dias intensos, os Aprendizes-Fuzileiros Navais (A-FN) foram submetidos a testes físicos e mentais, visando desenvolver o espírito de corpo e a resiliência inerentes aos Combatentes Anfíbios. As atividades englobaram exercícios anfíbios como Natação Utilitária no mar e Assalto Anfíbio utilizando Carros Lagarta Anfíbios (CLAnf). Além disso, participaram de oficinas cruciais, como patrulha, marcha para o combate, ataque coordenado, tiro de combate, defesa pessoal, treinamento funcional de combate, combate em área urbana, orientação e navegação terrestre. A pista de reação, por sua vez, teve como objetivo testar individualmente e em esquadras de tiro a prontidão dos A-FN.

Ao concluir o exercício, a cerimônia de entrega dos distintivos de Fuzileiro Naval marcou não só o término do evento, mas também o início da jornada desses futuros Soldados Fuzileiros Navais, que orgulhosamente ostentarão seus distintivos nos uniformes camuflados.


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Fotos: EDesign Fotografia

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Pescador brasileiro recebe prêmio da IMO por bravura

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Nesta segunda-feira (27), o Brasil marcou presença em uma das premiações de maior prestígio para a comunidade marítima mundial, o Prêmio IMO por Bravura Excepcional no Mar, da Organização Marítima Internacional (IMO). O evento aconteceu na sede da Organização, em Londres. Um dos agraciados com o Certificado de Louvor, por seu ato de bravura, foi o pescador José Cardoso Lemos, de 48 anos. Ele resgatou 35 pessoas, com vida, de uma embarcação que naufragou nas proximidades da Ilha de Cotijuba, no estado do Pará.

Membro do Conselho Consultivo da IMO desde 1967, o Brasil tem atuado ativamente por meio de sua Representação Permanente, exercida pela Marinha do Brasil, contribuindo para o desenvolvimento de regulamentações internacionais relacionadas às atribuições da Organização, principalmente aquelas atinentes à segurança da navegação e à proteção ao meio ambiente marinho.

Nesse contexto, uma das atividades para aumentar a conscientização sobre os temas trabalhados são as premiações relativas às atividades desenvolvidas no setor marítimo internacional. Entre eles, destacam-se as "Honras da IMO por Bravura Excepcional no Mar”, que são concedidas anualmente e foram estabelecidas para proporcionar reconhecimento internacional àqueles que, correndo o risco de perder a própria vida, praticam atos de bravura excepcional, demonstrando extraordinária coragem na tentativa de salvar vidas no mar ou na tentativa de prevenir ou mitigar os danos ao ambiente marinho. Tais atos de bravura também podem envolver habilidades extraordinárias de navegação em condições muito difíceis ou qualquer outra demonstração de coragem extraordinária.

Anualmente, a IMO recebe de seus países e instituições membros, indicações de pessoas que tenham exercido atos de bravura. Existem três tipos de categorias de distinção: a primeira é o prêmio concedido para o ato de bravura mais notável entre os descritos. A segunda categoria concede ao participante o Certificado de Louvor quando são reconhecidos pelos atos de bravura extraordinária. A terceira categoria envia cartas de recomendações aos participantes considerados merecedores de reconhecimento especial por ações meritórias que tenham exercido no ano corrente. Na edição de 2023, a IMO recebeu 47 indicações de 18 países, uma associação e três Organizações Não Governamentais, todos membros ativos.

Depois de análise criteriosa, o Painel de Juízes concordou que a primeira categoria, o Prêmio IMO de Bravura Excepcional no Mar de 2023, deveria ser concedido ao Técnico de Sobrevivência de Aviação de Segunda Classe Caleb Halle, da Estação Aérea da Guarda Costeira de Atlantic City, Estados Unidos da América (EUA). Ele foi indicado pelo país norte-americano, por sua notável coragem, resistência e determinação no resgate de sete tripulantes do Legacy, embarcação que ficou à deriva, em meio a mau tempo e mar agitado.

Na segunda categoria, o Painel de Juízes concordou que 4 indicações deveriam receber o Certificado de Louvor por seus atos de bravura. Os países membros contemplados para essa categoria foram Austrália, Brasil, China e EUA. O Brasil foi representado nessa categoria por José Cardoso Lemos.

Sobre o resgate

No dia 8 de setembro de 2022, por volta das 8 horas da manhã, José se preparava para trabalhar com seu filho e sobrinho nas proximidades da Ilha de Cotijuba, no estado do Pará, quando foi avisado por outro pescador que uma embarcação regional de transporte de passageiros havia naufragado próximo à sua posição.

Ele desatracou, imediatamente, com sua embarcação e, ao chegar ao local do acidente, onde o barco “Dona Lourdes II” naufragou, deparou-se com a cena mais triste de sua vida: “parecia uma cena de filme de terror, tinham umas 80 pessoas gritando por socorro na água, a grande maioria mulheres de idade, um desespero total. Foi horrível”, relatou o pescador. Ele imediatamente iniciou, da melhor maneira que pôde, o procedimento de resgate, colocando os náufragos em seu barco. "As pessoas estavam amontoadas em bóias maiores, outras estavam agarradas à assentos da embarcação, na esperança de flutuar. A primeira bóia tinha 16 pessoas, já a segunda em torno de umas 23”, lembrou o pescador, com os olhos marejados.

Para aumentar o espaço em sua embarcação, a fim de abrigar o maior número de pessoas, José jogou todo o seu equipamento de pesca na água. Por se tratar de uma embarcação pequena, o pescador fez duas viagens, desembarcando as vítimas na Praia da Saudade, local onde ambulâncias e a própria população estava prestando os primeiros socorros.

Ele tentou fazer uma terceira viagem, mas, infelizmente, ao retornar para o local do resgate, encontrou o restante das vítimas sem vida. Ele relembra que havia uma criança, de 5 anos, que estava com sua avó fazendo o deslocamento na embarcação que naufragou. Depois de uma pausa regada à lágrimas, José relatou que a criança gritava em meio a soluços, para que ele voltasse e resgatasse sua tutora. Tendo a encontrado na terceira viagem, sem vida, iniciou de imediato o resgate dos corpos presentes no local. Ao todo, ele resgatou 35 pessoas com vida e 9 corpos.

Filho de pescador, José começou a prática ainda quando criança, aos 12 anos. Homem simples e determinado, deparou-se com uma situação extrema e desempenhou bravamente virtudes de um marinheiro. Iniciativa, espírito de sacrifício, abnegação, tenacidade e coragem estiveram presentes a todo o momento naquela manhã de setembro. Ele nunca pensou que isso poderia acontecer com ele, até de fato acontecer.

Há alguns anos, José sofreu um acidente em uma embarcação, razão pela qual passou mais de um mês em uma UTI. O episódio deixou sequelas físicas motoras, com perda de 50% dos movimentos do lado esquerdo do corpo. Porém, sua condição física não o impediu de atuar no resgate, apesar dos prejuízos econômicos que isso lhe trouxe, deixando para trás equipamentos que foram comprados ao longo de uma vida para seu trabalho, a fim de aumentar o espaço para o resgate no dia do acidente.

Hoje, ao entrar na embarcação utilizada diariamente para seu sustento, José se emociona: "Cada canto que eu olho tem uma lembrança. Quando eu fecho os olhos, vejo a criança chorando por sua avó, lembro dos corpos na proa, dos gritos. Não foi um dia fácil”.

Quando perguntado sobre qual seria sua postura, caso acontecesse novamente um acidente, ele abre um sorriso e responde: “eu faria tudo da mesma forma, tentaria ajudar até mais. O acidente mudou a minha vida e tenho certeza que eu ajudei muitas pessoas. Não sou um herói, sou apenas um homem comum, que fez o que achava certo”.

Esta é a terceira vez que o Brasil é premiado na IMO. As outras duas aconteceram em 2008 e 2020. “Eu nunca pensei que um dia sairia do País para receber um prêmio por ter feito o que achava certo, por ajudar as pessoas. Agradeço à Marinha do Brasil por ter ajudado nesse reconhecimento”, comenta José.

Segurança do Tráfego Aquaviário

Ainda sobre o acidente, José trouxe a importância da conscientização sobre a segurança da navegação e a necessidade da atuação da Marinha do Brasil (MB) na região: “No resgate, percebi que muitas pessoas estavam usando colete salva-vidas de forma errada. Muitas pessoas estavam prendendo o colete com o cordão do apito, amarrando na cintura e não é assim que a Marinha ensina a gente a usar”.

A MB tem atuado constantemente na fiscalização e conscientização da Segurança do Tráfego Aquaviário na região. Segundo o Capitão dos Portos da Amazônia Oriental, Ewerton Rodrigues Calfa, "é necessário que prestadores de serviço e usuários entendam a importância dessas medidas de segurança, a fim de evitar acidentes como o naufrágio da ‘Dona Lourdes II’”. Ainda sobre atuação da MB: “A Marinha faz a fiscalização 24 horas por dia, 365 dias por ano. Tão importante quanto a fiscalização, é a conscientização. A Marinha também trabalha com palestras, orientações diretas, instalações de cobertura de eixo, que servem para combater acidentes de escalpelamento, quando oportuno distribuímos coletes salva-vidas, isso tudo é feito para que se crie uma conscientização maior de usuários e prestadores de serviços.”, explicou.

Segundo o Capitão dos Portos, ainda existe muita desinformação por parte da população sobre como se deve usar o colete salva-vidas, que precisa estar em um bom estado de conservação e na validade. “Se você está em uma embarcação de transporte de passageiros, a tripulação deve fazer uma demonstração de como vestir e utilizar corretamente o colete salva-vidas. Nada muito diferente do que a gente consegue acompanhar, por exemplo, dentro dos aviões”, disse.



Fonte: Agência Marinha de Notícias

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"Cerimônia de Substituição do Pavilhão Nacional Marca Início das Comemorações do Dia do Marinheiro em Brasília"

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No início das celebrações do Dia do Marinheiro, marcado para 13 de dezembro, a Marinha do Brasil, por meio do Comando do 7º Distrito Naval, realizará no próximo domingo (3) a Cerimônia de Substituição do Pavilhão Nacional na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF). Destaque do evento, o lançamento do vídeo da campanha deste ano evidenciará a diversidade de marinheiros, homens e mulheres, atuando de "leste a oeste, norte a sul" em prol da sociedade brasileira.

Intitulada "Ah, se você fosse Marinheiro!" e ambientada ao som da música "Maresia", de Adriana Calcanhoto, a campanha comemorativa destacará a nobreza do espírito marinheiro, manifestada em todo o país pela disposição sincera em superar dificuldades e cumprir o dever. A iniciativa reafirma o compromisso da Marinha em zelar pelo povo brasileiro e pelo país.

A cerimônia, presidida pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, contará com a presença de autoridades, militares e civis. O evento incluirá desfile da tropa e apresentação da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais. O hasteamento da nova bandeira, ao som do Hino Nacional, será acompanhado por sete vivas em toque de apito marinheiro, símbolo da tradição naval. Durante o içamento, uma bateria de salvas efetuará 21 tiros de canhão. O Hino à Bandeira será entoado por cantores líricos da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais e pelo público presente.

A Marinha convida os jornalistas interessados a comparecerem ao lançamento do vídeo institucional e à solenidade de troca da bandeira, na Praça dos Três Poderes, em Brasília, a partir das 9h do próximo domingo.

O Dia do Marinheiro, escolhido em 1925 em homenagem ao Almirante Joaquim Marques de Lisboa, Marquês de Tamandaré, patrono da Marinha, é uma data significativa. Tamandaré, exemplo de bravura, dedicou sua vida à Força Naval, participou de quatro guerras e contribuiu para a preservação do território brasileiro. A cerimônia mensal de Substituição da Bandeira Nacional, conhecida como "Bandeirão", destaca-se pela magnitude da maior bandeira hasteados no mundo, com 286 m² e 90 quilos, no topo de um mastro de 100 metros de altura na Praça dos Três Poderes, em Brasília. A tradição envolve o revezamento entre diversas instituições, incluindo Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira, Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Polícia Militar do Distrito Federal e Governo do Distrito Federal.


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com informações da Agência Marinha de Notícias

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Modernização da viatura Cascavel atinge estágio avançado

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O primeiro protótipo da viatura de reconhecimento Cascavel e a revitalização do Obuseiro Light Gun foram apresentados para o Alto Comando do Exército nesta quarta-feira (29). A solenidade aconteceu no Quartel General do Exército, em Brasília, e contou com a presença do Comandante do Exército, General Tomás Miguel Ribeiro Paiva.

Projeto Cascavel NG: Viatura Blindada de Reconhecimento em Transformação

A modernização da Viatura Blindada de Reconhecimento - Media Sobre Rodas (VBR-MSR) EE-9 Cascavel é parte importante do Programa Estratégico do Exército Forças Blindadas. O objetivo é transformar a viatura em uma peça fundamental e altamente tecnológica no arsenal do Exército Brasileiro.

Segundo o Tenente-Coronel Fábio Musetti de Souza, Supervisor do Projeto, "a modernização do Cascavel representa um importante avanço tecnológico para a Engenharia Militar e para as nossas Forças Mecanizadas. É uma atividade complexa de engenharia que, em estreita cooperação com a Base Industrial de Defesa, demonstra a importância do desenvolvimento de novas tecnologias para o País”, afirmou.

Inovações e Melhorias na VBR-MSR EE-9 Cascavel

O projeto apresenta uma série de inovações e melhorias, desde a substituição do motor e da caixa automática por versões mais potentes até a implementação de sistemas de última geração para aumentar a eficácia operacional. Destacam-se adaptações como o sistema de ajuste de pressão de pneus para todos os tipos de terreno, um sistema de freio mais eficiente, e a modernização do sistema de controle da torre, permitindo o acionamento do canhão de 90 mm por meio de um joystick. Além disso, a segurança foi aprimorada com a implantação de um sistema lançador de mísseis anticarro.

Revitalização do Obuseiro Light Gun: Nacionalização e Manutenção Eficiente

Outro projeto ambicioso de revitalização em andamento é a melhoria do Obuseiro Light Gun, com foco na nacionalização de componentes com histórico de falhas. Com cerca de 450 itens identificados como suscetíveis a problemas, o processo visa corrigir deficiências e otimizar o desempenho geral do equipamento.

A estratégia adotada inclui revisão minuciosa e engenharia reversa de componentes específicos, sem alterar o projeto original, visando maximizar a manutenabilidade do equipamento e dilatar seu período de disponibilidade. Além disso, está sendo desenvolvido um suporte abrangente de manutenção, incluindo treinamento especializado, fornecimento regular de peças de reposição e ferramental específico, para garantir a eficácia e prontidão do Obuseiro Light Gun em qualquer cenário de operação.

Importância Estratégica para as Forças Armadas

Os projetos de modernização reforçam o compromisso do Exército em elevar a sua capacidade operacional. A nacionalização da produção e a implementação de suporte abrangente são passos importantes para o emprego eficiente da Viatura Cascavel e do Obuseiro Light Gun.


Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército

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Sacrifício Estratégico: O Leopard 1A5 Ucraniano Enfrenta a Artilharia Russa

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Em um vídeo que circulou ontem, é possível observar como um dos carros de combate ucranianos de fabricação alemã, Leopard 1A5, é sistematicamente atingido pela artilharia russa enquanto se movia isoladamente em campo aberto, em algum lugar da frente oriental da Ucrânia, durante o dia.

Rastreado e filmado por um drone russo, o carros de combate inicialmente se deslocou ao longo de uma linha de árvores, mas posteriormente se aventurou em um campo aberto, tornando-se um alvo fácil para os projéteis de artilharia que o atingiam com precisão crescente. O vídeo mostra o momento em que um projétil ou uma mina danifica a pista esquerda do tanque, imobilizando-o sob uma chuva de granadas. Embora não mostre a tripulação se afastando, as imagens revelam que as escotilhas da torre estavam abertas, sugerindo que a tripulação conseguiu escapar.



Ainda é possível que o carros de combate seja recuperado e reparado, contanto que os engenheiros ucranianos cheguem antes que armas ou drones russos o destruam sem possibilidade de reparação.

O vídeo levanta questões sobre a escolha arriscada de posicionar um Leopard 1A5 em campo aberto durante o dia, considerando suas limitações de blindagem. Apesar de possuir um sistema óptico de alto desempenho e um canhão principal de longo alcance, ideal para combates à distância, o carros de combate se mostrou vulnerável a ataques de artilharia.

A análise questiona a lógica por trás dessa tática, destacando que, ao contrário dos russos, os comandantes militares ucranianos geralmente valorizam a vida de seus soldados e preservam carros de combate aliados. A presença isolada do Leopard 1A5 é interpretada como uma possível estratégia para verificar a existência e o nível de cobertura do campo de batalha pela artilharia e drones russos.

A abordagem é considerada incomum para os padrões ucranianos, sugerindo que a situação extrema e singular pode ter exigido a tomada de medidas excepcionais para obter informações sobre a defesa russa no terreno, mesmo que isso signifique sacrificar um tanque valioso.


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com informações obtidas no X

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Romênia Reforça sua Defesa Aérea com Chegada dos Caças F-16 da Noruega

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Os caças F-16, provenientes da Noruega, decolaram rumo à Romênia nesta terça-feira (28), marcando um passo significativo na expansão da frota romena. Três aeronaves das 32 adquiridas pelo país, partiram da Base Aérea de Rygge, próxima a Oslo, na última terça-feira (28). Essa entrega é resultado de um processo de modernização e manutenção realizado pelos Serviços de Manutenção de Aviação da Kongsberg, preparando os F-16 para integrarem a Força Aérea Romena.

O processo teve início quase dois anos após a Romênia formalizar a compra das aeronaves F-16, retiradas de serviço pela Força Aérea Real Norueguesa em dezembro de 2021, em decorrência da introdução do F-35 Joint Strike Fighter.

Em 2019, Bucareste manifestou sua intenção de adquirir mais aeronaves F-16, buscando propostas de diversos aliados europeus. A oferta norueguesa foi a escolhida, e a aprovação de Washington foi obtida em junho, sendo um marco significativo para a aliança entre os países.

"A venda do F-16 fortalecerá e modernizará a defesa da Romênia, uma nação aliada ao longo do flanco oriental da OTAN, que também é um país vizinho da Ucrânia", destacou o ministro da Defesa norueguês, Bjorn Arild Gram.

O acordo, considerado o maior negócio de vendas de equipamento militar da Noruega, abrange não apenas as aeronaves, mas também peças sobressalentes, equipamento de apoio e formação de técnicos. A Noruega, uma das cinco nações a passar por um programa de atualização de meia-vida (MLU), elevou o padrão do F-16 Block 15 para o modelo Block 50/52.


A entrega das aeronaves à Romênia está programada para se estender até 2025. Além disso, o recém-inaugurado Centro Europeu de Treinamento F-16 na Base Aérea de Fetești, destinado à formação de pilotos ucranianos, servirá também como campo de treinamento para os pilotos romenos, com instrutores coordenados pela Lockheed Martin.

A Força Aérea Romena, que já opera 17 aeronaves F-16A/B adquiridas de Portugal, substituirá a frota de MiG-21 Lancer, retirada de serviço em maio, com os 32 novos caças, equivalentes a dois esquadrões. Apesar de enxergar os F-16 como aeronaves provisórias, a Romênia já considera a possibilidade de adquirir o F-35 na década de 2030.


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com informações de agências de notícias e a Aviation Week

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Cooperação Militar Irã-Rússia: Irã Recebe Caças Su-35, Aeronaves Yak-130 e Helicópteros Mi-28 em Intensificação da Parceria Estratégica

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Nos últimos meses, temos acompanhando um aprofundamento da Cooperação Militar Irã-Rússia, onde já está sendo veiculada a informações de que a Rússia realizou a entrega de aeronaves Su-35 e Yak-130, além de Helicópteros Mi-28.

A colaboração estratégica no campo industrial de defesa entre o Irã e a Rússia atinge novos patamares com a confirmação do fornecimento de caças Su-35, aeronaves de treinamento Yak-130 e helicópteros de ataque Mi-28 ao Irã. A notícia foi anunciada pelo vice-ministro da Defesa do Irã, Mehdi Ferhi, em declarações à agência de notícias Tasnim.

O acordo abrange a entrega de caças Su-35, um marco significativo na cooperação bilateral. No entanto, os detalhes específicos do contrato, como a data de sua celebração e a quantidade exata de aeronaves envolvidas, não foram divulgados.

"Foi concluído o acordo relativo à entrega de aviões de guerra e helicópteros a serem adquiridos da Rússia. A chegada das aeronaves Yak-130, caças Sukhoi-35 e helicópteros de ataque Mi-28 ao país foi confirmada, e o processo continua", afirmou Ferhi.

Este desenvolvimento representa um aumento notável na cooperação militar entre os dois países, coincidindo com o contexto geopolítico da Invasão da Ucrânia pela Rússia. O embargo internacional de armas, em vigor por 13 anos, foi levantado em 2020, conforme estabelecido no acordo nuclear assinado por Teerã com os membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas e a Alemanha em 2015.

O Irã, buscando modernizar sua Força Aérea, iniciou esforços para adquirir as aeronaves Su-35 da Rússia, com os tramites de aquisição concluídos em março de 2020. Após uma pausa temporária anunciada em julho pelo Ministro da Defesa, Mohammed Reza Ashtiyani, o processo foi retomado, culminando na recente entrega dos caças Su-35.

O Su-35, fabricado pela russa Sukhoi, é classificado como um caça multifuncional da geração 4++. Já o avançado treinador Yak-130, desenvolvido pela Yakovlev, foi entregue à Força Aérea Iraniana, conforme anunciado pela Agência de Notícias Tasnim em 2 de setembro.

O Irã, que historicamente enfrentou embargos que limitaram suas opções de aquisição de aeronaves de combate, possui em seu inventário modelos mais antigos, como F-4, F-5 e F-14 dos Estados Unidos, bem como caças russos MiG-29 e Su-24. O método de pagamento utilizado pelo Irã para essa transação não foi esclarecido, levantando questões sobre a possível adoção do formato de 'troca', considerando o fornecimento prévio de munições Shahid-136 à Rússia por parte do Irã.


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com agências de notícias

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