A Türkiye pretende investir aproximadamente 40,5 bilhões de dólares no seu orçamento de defesa para o ano de 2024. A proposta orçamentária turca, representa um aumento recorde no campo de defesa, saltando de 16 bilhões investidos em 2023 para 40,5 bilhões em 2024, o que representa um aumento na ordem de 250%.
Outro ponto em relação a previsão de investimentos em defesa da Türkiye, diz respeito ao destino deste orçamento, com um índice de aproximadamente 85% sendo destinado a aquisição de meios e sistemas de fabricação local, ou seja, cerca de 34,4 bilhões do orçamento serão destinados a base industrial de defesa turca. O que representará um importante fortalecimento de sua economia e um grande impulso ao desenvolvimento tecnológico no país, o que irá minimizar a dependência externa e será um importante fator para o crescimento da participação da indústria de defesa turca no mercado internacional de defesa, tornando a mesma mais competitiva.
A ampliação do investimento turco em defesa, se deve principalmente as tensas relações com os EUA e os seus aliados na OTAN, especialmente os Estados Unidos que, apesar de anos de amizade professada, impuseram numerosas sanções à Turquia, inclusive excluindo o país do programa JSF e cancelando a entrega das aeronaves F-35 Lightning II prevista para Türkiye.
A sanções e incertezas no cenário internacional, foram um fator determinante para uma ampliação das políticas de investimento no desenvolvimento tecnológico do parque industrial do país, o que tem origens no final dos anos 80, quando se deu inicio a uma política séria de investimento na independência tecnológica da Türkiye, e que hoje tem alcançado um marco de 85% dos investimentos em contratos para aquisições de meios e sistemas do país em 2024.
O reforço da indústria de defesa turca já está dando resultados globais. Graças aos esforços consistentes de Ancara, há um aumento exponencial nas exportações da indústria de defesa do país, sendo projetado um salto de 6 bilhões de dólares registrados em 2023 para uma previsão de 11 bilhões de dólares em 2024. A base industrial de defesa da Türkiye hoje possui uma vasta gama de soluções para os mais diversos campos, seja em sistemas terrestres, aéreos ou navais, oferecendo uma vasta gama de produtos, desde armas de fogo a veículos blindados, sistemas aéreos remotamente pilotados, navios de diversas classes e munições avançadas, como mísseis de longo alcance, bombas guiadas e etc.
Um exemplo para o Brasil
A história da BID turca, é um bom exemplo e ponto de partida para o Brasil, tendo em vista as semelhanças entre nossas economias e parques industriais, cabendo a nós brasileiros absorver as lições turcas, que servem como incentivo ao investimento continuado em nossa BID e nos programas nacionais de defesa, buscando mais do que pequenas porcentagens de participação nacional no orçamento de defesa.
Não nos basta apenas realizar aquisições externas com previsão de transferência de tecnologias, é preciso absorver estas tecnologias e dar um segundo passo, que é aplicar esse know-how adquirido no desenvolvimento de soluções com cada vez maior conteúdo nacional, buscando aliar tecnologias e inovações do campo de defesa, ao mercado civil, impulsionando não apenas o parque industrial de defesa, mas a indústria nacional como um todo.
É preciso investir em desenvolvimento de tecnologias sensíveis e estratégicas, criando novos produtos que tenham demanda não apenas para nosso mercado interno, mas retomar a participação expressiva no mercado internacional de defesa, e temos capacidade de alcançar novos patamares, pois temos um cenário muito favorável, o qual carece apenas de investimentos e políticas sérias para o setor industrial.
Por Angelo Nicolaci
GBN Defense
0 comentários:
Postar um comentário