A Argentina pode se tornar nova cliente do Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) ANKA, desenvolvido e produzido pela turca TAI. Segundo informações, a TAI realizou uma reunião com o Ministério da Defesa argentino visando formalizar um acordo envolvendo o VANT turco.
A Turkish Aerospace Industries (TAI) continua suas desenvolvendo o mercado de exportação para o seu VANT "ANKA", o qual já foi selecionado por seis países até o momento. Recentemente, uma comitiva da TAI visitou a Argentina e realizaram uma reunião com o ministro da Defesa, Jorge Taiana.
Durante a reunião, que também contou com a presença do Embaixador da Turquia na Argentina, Süleyman Ömür Budak, Argentina e Turquia concordaram em assinar um acordo com o objetivo de estabelecer cooperação no campo da indústria de defesa para desenvolver capacidades de produção, fornecimento, manutenção de bens e serviços, suporte técnico e logístico.
Por outro lado, a delegação da TAI, chefiada por Bertan Kurt, prestou informações ao Ministro da Defesa argentino sobre as atividades da TAI. Na reunião onde estiveram presentes o Estado-Maior Argentino e representantes dos comandos das forças, foram feitas apresentações sobre aeronaves de asas fixas e rotativas, veículos aéreos não tripulados, satélites de observação e comunicação.
TAI oferta ANKA para a Argentina
De acordo com as informações, a TAI também teria apresentado uma oferta concreta aos argentinos, envolvendo o ANKA. De acordo com as informações, a oferta também inclui a possibilidade de acordos de cooperação produtiva (offset) em caso de possível aquisição do ANKA, visando contribuir para o desenvolvimento da indústria de defesa da Argentina e utilizar o país como ponto de apoio para América Latina.
Sabe-se que a TAI possui atualmente uma joint venture com a INVAP, empresa da província argentina de Río Negro, para o desenvolvimento conjunto de satélites de comunicações.
Após a reunião, o presidente de marketing e comunicações corporativas da TAI, Bertan Kurt, apresentou um modelo em escala do ANKA ao ministro da Defesa argentino.
O TAI "ANKA"
O Veículo Aéreo Não Tripulado ANKA, desenvolvido pela TAI com recursos próprios, pode operar dia/noite e sob condições climáticas adversas. É equipado com cargas úteis para reconhecimento, vigilância, detecção de alvos fixos/móveis, inteligência de imagens em tempo real para fins de identificação e rastreamento, além de lançar ataques, contando com um variado leque de armas.
O ANKA pode permanecer no ar por 24 horas a uma altitude de 30.000 pés e transportar uma carga útil de mais de 350 kg. Embora se estime que aproximadamente 100 ANKAs tenham sido entregues até agora, as atividades de produção do mesmo número continuam.
0 comentários:
Postar um comentário