Os equipamentos militares chineses fortaleceram significativamente as forças armadas sérvias, disse seu vice-primeiro-ministro à mídia estatal chinesa, em particular um sistema de defesa aérea e drones.
"No que diz respeito às relações bilaterais Sérvia-China, destaco a cooperação militar-militar, bem como a cooperação econômica e numerosos investimentos, que são muito importantes para o nosso país", disse Milos Vucevic, que também é ministro da Defesa, em entrevista publicada no domingo (22).
Vucevic disse que os esforços para equipar e modernizar as forças armadas se destinam à defesa.
O presidente da China, Xi Jinping, apelou a uma coordenação estratégica mais forte com a "amiga de ferro" Sérvia quando se reuniu com o seu presidente, Aleksandar Vucic em Pequim na semana passada, prometendo apoio à Sérvia na salvaguarda da sua soberania e integridade territorial.
Vucevic disse que o sistema de mísseis antiaéreos de médio alcance FK-3 da China e seus drones CH-95 e CH-92A estavam "sem dúvida" entre os sistemas de defesa mais importantes que a Sérvia adquiriu.
O país dos Balcãs exibiu os seus mísseis terra-ar fabricados na China, juntamente com outro equipamento militar adquirido junto a Rússia e ao Ocidente, em Abril do ano passado.
A Sérvia comprou o sistema de defesa superfície-ar FK-3, semelhante ao S-300 da Rússia ou ao sistema Patriot dos EUA, em 2019. Que foi entregue no ano passado.
As tensões têm aumentado nos últimos meses entre a Sérvia e o Kosovo, que declarou independência da Sérvia em 2008, após uma revolta de guerrilha e a intervenção da OTAN em 1999.
Tanto os Estados Unidos como a Rússia, que tradicionalmente apoiam a Sérvia, afirmaram que estão monitorizando a situação.
Vucevic disse que a Sérvia melhora as suas capacidades para proteger a sua independência, mas não especificou se iria adquirir mais equipamento militar chinês.
No entanto, ele disse estar certo de que os dois países desenvolverão as suas relações, já que a China é um dos amigos "mais confiáveis" da Sérvia.
Fonte Reuters
Nenhum comentário:
Postar um comentário