O primeiro KC-390 Millennium da Força Aérea Portuguesa (FAP) entrou ao serviço na Base Aérea de Beja. A aeronave cumpre todos requisitos estabelecidos pela Autoridade Aeronáutica Nacional (AAN) de Portugal e inclui equipamento padrão OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) já integrado na aeronave. Esta integração resulta de uma extensa campanha de testes de voo realizada em Portugal, num esforço conjunto entre a Embraer, a OGMA e a FAP.
Em 2019, a FAP encomendou cinco aeronaves KC-390, um contrato abrangente de serviços e suporte e um simulador de voo. A entrada em serviço ocorreu após cerimônia realizada na última segunda-feira, 16 de outubro, na fábrica da Embraer em Gavião Peixoto, Brasil.
“Este é um momento maravilhoso para nós, pois testemunhamos a entrada em serviço do primeiro KC-390 Millennium fora do Brasil. A Força Aérea Portuguesa é um parceiro estratégico da Embraer, tendo-nos apoiado desde o início da internacionalização do KC-390 Millenium. A Embraer e a Força Aérea Portuguesa continuarão trabalhando juntas para avançar em nossos projetos de longo prazo nos próximos anos”, afirma Walter Pinto Junior, COO da Embraer Defesa & Segurança.
“A entrada em serviço desta aeronave é significativa para a Força Aérea Portuguesa e para Portugal, pois completa o desenvolvimento e produção de uma aeronave multipropósito capaz de atender aos cenários operacionais mais exigentes. Os requisitos impostos pela Força Aérea Portuguesa elevaram esta aeronave a um nível tecnológico e de capacidade ainda superior”, afirma o Brigadeiro-General João Nogueira, Presidente da Missão de Supervisão e Monitorização do Programa KC-390.
A aeronave de transporte tático militar multimissão oferece mobilidade incomparável, combinando alta produtividade e flexibilidade operacional com baixos custos operacionais, o que é uma combinação imbatível. O C-390 pode transportar mais carga útil (26 toneladas) em comparação com outras aeronaves de transporte militar da sua classe e voa mais rápido e mais longe. A plataforma multimissão é capaz de realizar uma ampla gama de missões, como transporte e lançamento de cargas e tropas, evacuação aeromédica, busca e salvamento, combate a incêndios e missões humanitárias, operando em pistas temporárias ou não pavimentadas (ou seja, incluindo terra compactada, solo e cascalho).
A configuração de reabastecimento ar-ar (REVO), designada KC-390, demonstrou suas capacidades durante operações com a Força Aérea Brasileira. Ele está certificado a reabastecer vários caças diferentes e também é capaz de reabastecer outros KC-390 usando os pods sob as asas. Esta é uma característica única para este tipo de aeronave.
Portugal é o maior parceiro internacional do programa KC-390, e a sua participação no desenvolvimento e produção da aeronave é reconhecida por ter um impacto económico positivo na geração de empregos, novos investimentos, aumento das exportações e avanços tecnológicos. Além de Portugal, a plataforma multimissão conta com encomendas do Brasil e da Hungria e foi selecionada pela Holanda, Áustria e República Checa.
Fonte Embraer
0 comentários:
Postar um comentário