As Forças Terrestres Polonesas receberam seus dois primeiros helicópteros AW149 durante uma cerimônia realizada na 25ª Brigada de Cavalaria Aérea em Tomaszów Mazowiecki, entrando em serviço 15 meses após a assinatura do contrato.
A configuração dos novos helicópteros polacos permite missões de apoio ao combate, entre outras. Atendendo plenamente aos requisitos das Forças Armadas Polacas, a configuração incluirá também, entre outras capacidades, sistemas de observação, armas ligeiras, foguetes e mísseis guiados/não guiados e sistemas de autodefesa. O armamento, dependendo da variante e configuração do helicóptero, é instalado na cabine ou nos pontos rígidos externos do helicóptero.
A entrega segue o contrato anunciado em 1º de julho de 2022, incluindo pacotes de logística, treinamento e simulador. O pacote logístico inclui estoque de peças sobressalentes e consumíveis, além de equipamentos para movimentação em terra dos helicópteros. O pacote de treinamento e simuladores inclui treinamento abrangente de pilotos e pessoal técnico e a entrega de um conjunto de simuladores avançados e equipamentos de treinamento.
O programa do Ministério da Defesa polaco baseia-se na produção local através da PZL-Świdnik, que é o contratante principal, cobrindo também a integração dos sistemas do helicóptero e do armamento dedicado. Graças à produção local, a Polônia ganha não só helicópteros de última geração, mas também uma base logística nacional e instalações técnicas localizadas perto das Forças Terrestres Polacas. Esta entrega marca a rápida reação da PZL-Świdnik como indústria e parceiro industrial local das Forças Armadas Polacas durante muitas décadas. A PZL-Świdnik, empresa polaca de propriedade integral da Leonardo, também prestará serviços de suporte para estes helicópteros e os modernizará de acordo com as necessidades futuras do operador.
Gian Piero Cutillo, Diretor Geral da Leonardo Helicopters, disse: “O helicóptero AW149 de última geração representa um salto quântico na verdadeira missão multifuncional e capacidade de crescimento, gestão eficiente da frota e capacidade de resposta a emergências para as forças armadas modernas. A localização de capacidades industriais e logísticas para estes novos helicópteros para atender às necessidades da Polônia, aproveitar as capacidades únicas e estabelecidas há muito tempo do PZL-Świdnik e as suas competências profissionais combinadas com as excelentes capacidades operacionais do AW149 proporcionarão vantagens incomparáveis ao país.”
Jacek Libucha, presidente da PZL-Świdnik disse: “Com capacidades completas em design, desenvolvimento, personalização e manutenção de helicópteros, a PZL-Świdnik confirmou mais uma vez a sua liderança e a continuação da sua herança de mais de 70 anos através do estabelecimento de marcos importantes para a aviação polaca. indústria. Como ex-oficial militar com experiência no país e em missões internacionais, tenho agora uma sensação ainda maior de cumprimento dos meus deveres liderando o PZL-Świdnik. Estou convencido de que o AW149 atenderá às necessidades de ponta das Forças Armadas e que esses helicópteros lhes proporcionarão o melhor apoio de combate da categoria. É para isso que a plataforma foi projetada.”
O AW149, já em serviço com operadores internacionais para uma gama de aplicações e em avaliação entre vários países, é ideal para modernizar frotas de helicópteros de defesa e substituir uma série de tipos antigos na categoria de peso médio. O AW149 é um helicóptero militar multifuncional de última geração projetado desde o início para atender às necessidades mais exigentes das forças armadas. A plataforma pode ser reconfigurada para executar uma ampla variedade de tarefas exigentes nas condições operacionais mais difíceis. Os avançados equipamentos, armas e tecnologias de sistemas do AW149, combinados com sua agilidade, alcance/resistência e altas margens de potência, os mais altos níveis de segurança e capacidade de sobrevivência, proporcionam aos usuários de defesa alta disponibilidade operacional, eficácia de missão e eficiência de custos da frota.
Fonte Leonardo
0 comentários:
Postar um comentário