Mais um produto da divisão de defesa da brasileira Embraer esta para ganhar novas encomendas, além do sucesso com as exportações do A-29 e agora o KC-390, a brasileira volta a ganhar destaque na Ásia, onde a Força Aérea Indiana (IAF) pretende ampliar sua frota de aeronaves AEW&CS, realizando a aquisição de novos exemplares do Netra Mk1, versão AEW&CS do bem sucedido jato regional da Embraer, desenvolvido em conjunto com os indianos, designada EMB-145SM.
A expectativa é que a Índia venha a incorporar mais seis aeronaves do tipo ao inventário de sua Força Aérea, a qual já dispõe de dois exemplares em operação, e um terceiro que foi utilizado para avaliações e desenvolvimento pelo DRDO. Para isso, a Índia busca no mercado de aviação civil células do Embraer ERJ-145 em bom estado para serem convertidos na variante militar EMB-145SM Netra Mk1, que atuarão como aeronaves de alerta aéreo antecipado e controle aerotransportado.
O Embraer ERJ-145 já não esta mais em produção, devido a isso a India busca no mercado de aeronaves usadas, apesar da proposta feita pela Embraer, propondo como plataforma o jato executivo Praetor 600 convertido para AEW&CS.
Apesar de ser um pouco menor que o ERJ-145, o Praetor 600 entrega um maior alcance e capacidades operacionais, a qual conta no portfólio da divisão de defesa da Embraer de uma variante incorporando a capacidade AEW&CS.
O negócio ganha ainda mais vulto diante da proposta da Embraer, que disputa o contrato para fornecer o novo cargueiro tático da IAF, com o KC-390 emergindo como um forte candidato na disputa pelo contrato multibilionario. Neste cenário, o governo brasileiro tem conduzido negociações com o governo indiano, onde há especulações sobre a aquisição pelo Brasil de sistemas de defesa aérea como contrapartida pela seleção do cargueiro brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário