A Airbus Helicopters entregou o primeiro helicóptero H135M à Armada Espanhola, o qual é parte do contrato assinado em 2021, que envolve um total de 36 helicópteros H135M, que serão entregues às Forças Armadas espanholas (Força Aérea e Marinha) e às Forças de Segurança do Estado (Polícia Nacional e Guardia Civil).
O primeiro helicóptero H135M entregue à Armada Espanhola será utilizado para treinamento de pessoal. Conforme afirmou a Airbus Helicopters, a Armada Espanhola planeja utilizar seu novo H135M para operações navais em 2024. O cronograma prevê que até o final deste ano, os primeiros helicópteros H135M da Espanha atinjam a capacidade operacional inicial (IOC).
Pelo contrato assinado em 2021, a Armada Espanhola receberá um total de oito helicópteros H135M, enquanto outros oito serão entregues à Força Aérea Espanhola.
Além disso, o Ministério do Interior espanhol opera atualmente 31 helicópteros H135, enquanto o Exército espanhol opera 16.
O H135M é o helicóptero mais popular da frota espanhola, graças à sua versatilidade operacional. Desempenha missões diversas e exigentes, como treinamento militar, vigilância e intervenção policial, missões de resgate em montanha e transporte médico de emergência (EVAM), pelas quais é referência na Europa.
O Airbus H135M é um bimotor leve que está equipado com as tecnologias mais avançadas disponíveis, incluindo o conjunto de aviônicos Helionix da Airbus Helicopters. A Airbus afirmou que cerca de 1.400 helicópteros H135 são operados por mais de 300 operadores em 65 países, isso inclui a Marinha do Brasil, que adquiriu três exemplares do H135, designados como UH-17, que substituíram os veteranos UH-13 (AS355 Esquilo), porém, hoje conta com dois dos três exemplares, tendo perdido um durante um pouso duro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário