O Ministério da Defesa de Israel recebeu recentemente a entrega do primeiro lote de novas viaturas blindadas leves David HX-6, que chegaram a Israel transportados por uma aeronave C-17 Globemaster III dos Estados Unidos, os quais deverão ser empregados pelas Forças de Defesa de Israel (IDF). Eles estão sendo transferidos para a IDF com a finalidade de substituir as viaturas blindadas leves danificados durante a guerra contra o Hamas, que se iniciou no último dia 7 de outubro.
De acordo com informações do Ministério da Defesa Israelense, esta entrega faz parte de uma aquisição em grande escala realizada pela Direção de Produção e Aquisições do Ministério da Defesa de Israel (DOPP), com o objetivo de reforçar a frota de viaturas blindadas da IDF, manutenindo a capacidade de atuar diante de uma série de cenários operacionais.
O Diretor Geral do Ministério da Defesa de Israel, major-general (res) Eyal Zamir, autorizou pedidos de aquisição tanto dentro de Israel quanto internacionalmente, totalizando mais de 400 milhões de dólares.
O ministério disse que este esforço de aquisição está alinhado com as necessidades específicas da IDF e abrange uma gama diversificada de veículos especializados, incluindo ambulâncias blindadas, veículos blindados operacionais, caminhões táticos e equipamentos de engenharia.
Centenas de veículos já foram entregues à IDF pelo Ministério da Defesa de Israel, com várias outras centenas atualmente a caminho de Israel.
Com um peso de 3,7 toneladas, nível de blindagem STANAG II, resistente a impactos de projéteis calibre 7,62mm e 5,56mm, além de proteção contra detonação de granadas e explosivos sob a viatura, o David HX é uma viatura blindada leve extremamente ágil, oferecendo um ângulo de rampa e giro que o privilegiam em operações urbanas, ou em cenários mais diversos.
A viatura apresenta um baixo custo de operação, contando com a confiável mecânica Toyota, a mesma utilizada na pick-up Hillux, com motor 2.8 turbodiesel, que garante economia e potência para o HX6.
O David HX-6 possui um conceito moderno, oferecendo uma célula de sobrevivência já comprovada em combate real, afim de garantir a sobrevivência de seus ocupantes mesmo se atingidos por um RPG ou a detonação de uma mina anticarro sob o veículo. Entre suas características e capacidades, pode transportar de quatro a oito militares equipados, o “David” contando com seteiras em todas as 4 direções. Possui uma porta traseira e uma cabine alta, que por sua vez, permite a realização de embarques e desembarques rápidos, além da possibilidade de cambiar a configuração interna, o que é imprescindível no atual cenário de conflito no sul de Israel.
O David HX-6 não é uma novidade, sendo uma viatura extremamente operacional há mais de 15 anos com a IDF, atuando com sucesso nos cenários urbanos complexos da Faixa de Gaza, garantindo proteção as tropas durante patrulhas e ações urbanas. Um cenário crítico, que as forças israelenses tem enfrentado, o qual tende a sofrer um acentuado aumento na ferocidade dos confrontos desde o ataque terrorista realizado pelo Hamas.
Israel esta se preparando para enfrentar um cenário complexo, onde suas tropas irão enfrentar os mais variados e inusitados tipos de armas e materiais, o que leva a essa aquisição de novos David HX-6
David HX-6 no Brasil !
Na edição da LAAD 2023, a brasileira Quartzo Defense, trouxe entre seu vasto leque de soluções para segurança e defesa, uma viatura David HX-6, a qual foi exibida ao público durante os quatro dias de evento, sendo um importante destaque no que se refere a viaturas blindadas leves disponíveis no mercado brasileiro, representada pela Quartzo Defense que é representante no Brasil desta viatura.
O HX-6 é uma solução ideal para o Brasil, tanto no âmbito da segurança pública, quanto no campo de defesa, se adequando ao cenário brasileiro, onde é comum ambientes operacionais urbanos com limitações a operação de blindados, como as vielas e becos estreitos encontrados nas comunidades do Rio de Janeiro e outros cenários urbanos, a aposta da Quartzo Defense para o mercado brasileiro de defesa e segurança pública, desponta como uma solução ideal para atuar em cenários complexos, como o que encontramos na realidade policial do Rio de Janeiro e em missões de paz no âmbito da ONU, oferecendo capacidade e baixo custo de operação.
Uma solução para defesa do Brasil?
A viatura blindada leve (VBL) David HX-6, pode ser dotada com torre armada, a qual pode ser tripulada ou SARC (Sistema de Armas Remotamente Controlado), o que a coloca como uma interessante solução para forcas expedicionárias, não como substituto de meios mais complexos como o LMV Lince no Exército Brasileiro, ou o JLTV do CFN, mas como um meio complementar, que entrega proteção para tropas em cenários urbanos em que temos vias estreitas, ameaça de emboscadas e limitada mobilidade, onde viaturas maiores como o Lince ou JLTV estariam taticamente em desvantagem.
Outro ponto de grande relevância, esta nos custos logísticos de operação desta viatura, a qual possui um conjunto mecânico confiável da Toyota, com motor 2.8 turbodiesel, sistemas de transmissão e suspensão simples e robusto, de fácil acesso a peças de reposição em qualquer lugar do mundo, o que é uma grande vantagem.
No campo do emprego tático, trata-se de uma viatura blindada que por suas características, é facilmente deslocada por meios aéreos ou navais, comporta um Grupo de Combate (GC) equipado e pronto para ação, pode ser equipada com uma torre SARC, o que dá a guarnição maior consciência situacional, poder de resposta e precisão, contando com sensores eletro-ópticos (EO), visão noturna e termal, fundamental para o teatro de operações urbanas em missões de paz e garantia da lei e ordem (GLO).
por Angelo Nicolaci
Nenhum comentário:
Postar um comentário