O sistema Arrow 3 de Israel realizou nesta terça-feira (31) a interceptação com sucesso um míssil balístico lançado a partir do Iêmen pelos rebeldes Houthi, grupo apoiado pelo Irã. Foi o primeiro emprego do Arrow 3 contra um míssil balístico de longo alcance.
Segundo fontes israelenses, os rebeldes Houthis lançaram dois mísseis de cruzeiro e um míssil balístico. Este míssil assumiu uma trajetória que representava uma ameaça para Israel, razão pela qual o Arrow 3 foi empregado, enquanto os dois mísseis de cruzeiro foram interceptados por outros sistemas de defesa aérea.
O míssil balístico foi detectado pelos sensores israelenses sobre o Mar Vermelho, como resposta um missil interceptor do sistema Arrow 3 foi lançado, neutralizando a ameaça.
Foi a primeira vez que o sistema Arrow 3 foi utilizado desde o início da guerra contra o Hamas em Gaza.
Os rebeldes Houthi têm usado drones armados e mísseis de cruzeiro de fabricação iraniana, principalmente contra a Arábia Saudita.
Fontes israelenses disseram que o programa espacial iraniano está diretamente ligado ao seu programa de mísseis balísticos de longo alcance e deveria ser uma questão de grande preocupação para comunidade internacional, semelhante ao programa nuclear do país.
Israel reconheceu a ameaça dos mísseis balísticos e desenvolveu os interceptadores Arrow. Embora os Arrow 2 e 3 estejam operacionais, os mísseis balísticos iranianos desenvolvidos recentemente, exigem novas capacidades do Arrow. A Israel Aerospace Industries (IAI) está desenvolvendo o Arrow 4 para lidar com essa nova gama de ameaças.
O Arrow faz parte do sistema de defesa aérea de vários níveis empregado por Israel, que inclui o Iron Dome e o David's Sling fabricados pela Rafael e o Arrow fabricado pela Israel Aerospace Industries (IAI).
Nenhum comentário:
Postar um comentário