As italianas Fincantieri e Leonardo estão reforçando sua parceria com a assinatura de um Memorando de Entendimento no domínio subaquático, que tem por objetivo reunir os seus respectivos conhecimentos e capacidades no setor. A iniciativa também decorre da iminente criação do Centro Subaquático Nacional (Polo nazionale della Subacquea), o centro italiano que irá reforçar a pesquisa e a inovação no ambiente subaquático, para garantir a sua segurança e promover oportunidades industriais e econômicas.
A assinatura ocorreu entre os CEOs das duas empresas, Pierroberto Folgiero e Roberto Cingolani, na presença do Almirante Enrico Credendino, Chefe da Marinha Italiana.
Em pormenor, o acordo visa o desenvolvimento conjunto de uma rede de plataformas e sistemas de vigilância, controle e proteção de infraestruturas críticas e zonas marítimas subaquáticas, para responder às necessidades indicadas a nível nacional e no âmbito das iniciativas europeias. As empresas, ainda, visam preservar e desenvolver suas respectivas capacidades e competências para fornecer aos potenciais clientes sistemas de última geração, de alto desempenho e competitivos.
A melhoria da cadeia de fornecedores italiana também está prevista através do apoio às PME e às start-ups, que serão chamadas a contribuir para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras para o ambiente específico e numa perspectiva multidomínio.
O âmbito da cooperação inclui também a proteção de redes subaquáticas estratégicas, cabos, backbones de comunicação, infraestruturas offshore, sistemas de alerta de ameaças subaquáticas, bem como a salvaguarda de atividades de exploração, mineração marítima e extração no fundo do mar para acesso a recursos minerais valiosos.
Pierroberto Folgiero, CEO e Diretor Geral da Fincantieri, disse: “Nossa colaboração com a Leonardo, já consolidada através da joint venture Orizzonte Sistemi Navali, é ainda mais fortalecida com este Memorando de Entendimento no setor subaquático. Este último representa um universo repleto de oportunidades nas quais a Fincantieri pretende apostar com determinação: desde a defesa de infraestruturas submarinas críticas à utilização de drones. Nosso objetivo é continuar inovando o setor com soluções de ponta”.
“As grandes profundezas do mundo subaquático representam uma nova fronteira de segurança, a ser enfrentada com o desenvolvimento de uma nova geração de tecnologias. A abordagem só poderá ser multidisciplinar, através da forte sinergia da indústria nacional, que pode ostentar competências únicas, de última geração e reconhecidas internacionalmente. O objetivo estratégico é garantir o controle, vigilância, segurança e prosperidade do espaço subaquático”, comentou Roberto Cingolani, CEO e Gerente Geral da Leonardo, acrescentando: “Com a Fincantieri estamos trabalhando para construir uma oferta dedicada a este domínio, a partir de nosso conhecimentos e habilidades mais consolidados, como sensores, sistemas tripulados e não tripulados.”
Fincantieri e Leonardo colaboram há anos na área naval, trazendo suas habilidades como líderes mundiais, respectivamente, no projeto e construção de navios de superfície e embarcações subaquáticas, por um lado, e por outro, no sistema de combate naval. Este último consiste em comando e controle, sensores, comunicações seguras e links de dados, sistema de navegação integrado e capacidades de modelagem e simulação multidomínio.
As empresas também possuem expertise específica em soluções de pilotagem remota e sua completa integração em unidades navais.
Fonte Leonardo
0 comentários:
Postar um comentário