O ministro da Defesa saudita, Khalid bin Salman, será recebido na Casa Branca na segunda-feira (30) para conversações em meio as tensões no Oriente Médio com avanço do conflito em Gaza.
As reuniões ocorrerão no momento em que aumentam os receios de que a reação de Israel ao covarde ataque do grupo terrorista Hamas, ocorrido em 7 de Outubro, levou a declaração de guerra por Israel, resultando na transformação de Gaza num verdadeiro inferno.
O conflito em Gaza pode escalar para uma guerra regional, de acordo com relatórios, e a Arábia Saudita, que suspendeu as negociações promissoras envolvendo um acordo com Israel, envia seu Ministro da Defesa a Washington.
Os sauditas disseram no sábado (28) que “qualquer operação terrestre de Israel ameaçaria as vidas de civis palestinos e resultaria em perigos desumanos”, segundo um comunicado do Ministério das Relações Exteriores da Arábia Saudita.
Citando três fontes com conhecimento das reuniões, o "The Times of Israel", citou que a Axios em sua publicação, relata que Bin Salman se reunirá com o conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, o secretário de Defesa Lloyd Austin III, o secretário de Estado Tony Blinken, bem como vários senadores.
Nas semanas anteriores à guerra, a Arábia Saudita tinha falado do progresso na diplomacia liderada pelos EUA para normalizar as relações com Israel.
No início desta semana, Biden e o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman concordaram, durante um conversa por telefone, em eventualmente “construir” as negociações mediadas pelos EUA que estavam em curso para normalizar os laços Israel-Sauditas.
GBN Defense
Com informações das agências Axios e The Times of Israel
Nenhum comentário:
Postar um comentário