E o GBN Defense resolveu presentear nossos leitores com algumas belas imagens do evento, com imagens cedidas pelo CVMARJ, um dos mais importantes clubes que promovem a preservação da história da motomecanização militar brasileira, preservando belíssimos exemplares de viaturas que atuaram ativamente com as Forças Armadas Brasileiras, como JEEPS e Caminhões veteranos da Segunda Guerra Mundial e outros capítulos da história do Brasil.
A Regata Escola Naval
A partir de 1930 foi intensificado na Escola Naval o programa de instrução da arte de velejar. Desde então, a prática do iatismo ganhou adeptos entre os Aspirantes e motivou a criação, em 1943, do Grêmio de Vela da Escola Naval (GVEN).
Desde essa época, é usual a cobrança de taxas de inscrição nas regatas, providência necessária em face dos custos para organização das provas. Por uma questão de cortesia, a Escola Naval era convidada a participar destas competições com isenção de taxas, proporcionando aos Aspirantes a oportunidade de conviver com os associados dos clubes náuticos e participar dos seus eventos.
A Regata Escola Naval honra as maiores tradições navais e é motivo de orgulho para o nosso GVEN, sendo o seu dia, 2° domingo de outubro, escolhido como dia do velejador pela Lei Estadual n° 1602 de 28 de dezembro de 1989.
A prática da vela na Escola Naval é hoje, assim como na época em que foi criado o GVEN, o objetivo principal do Grêmio, mantendo vivo entre os futuros oficiais da Marinha do Brasil o mesmo espírito marinheiro que nos vem sendo transmitido pelas sucessivas gerações de Aspirantes Velejadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário