Representantes dos governos sul-coreano e indonésio, se reuniram para buscar uma solução para a crise desencadeada entre os países devido ao atraso no repasse dos recursos indonésios em sua participação no programa de desenvolvimento do KF-21.
O Ministro da Administração do Programa de Aquisição de Defesa da Coreia do Sul (DAPA), Eom Dong-hwan, viajou para a Indonésia na última quarta-feira (4). Espera-se que Dong-hwan permaneça em Jacarta até o final desta semana para manter conversações com representantes da defesa indonésia sobre o caça KF-21.
De acordo com as informações divulgadas, o Ministro da DAPA viajou a Jacarta para resolver a questão da partilha de custos que a Indonésia não pagou pelo projeto de desenvolvimento do caça KF-21 do qual é parceiro.
O programa de desenvolvimento do KF-21 foi lançado em 2015, e a Indonésia se comprometeu a custear parte do desenvolvimento da nova aeronave, porém, em janeiro de 2019, a Indonésia deixou de repassar os recursos estabelecidos no acorde de parceria, retornando a realizar os repasses apenas em novembro de 2022. Apesar de ter retomado o pagamento das cotas, o governo sul-coreano cobra uma posição de Jacarta sobre os valores em atraso.
A Indonésia ingressou no programa de desenvolvimento do KF-21, assumindo a participação de 20% dos custos do programa, estimado em 7,1 bilhões de dólares, cifra que seria paga ao longo do programa, que esta previsto para ser concluído em 2026. No âmbito do acordo, a Indonésia receberia um dos protótipos de desenvolvimento da aeronave e a transferência de tecnologia, sendo prevista a aquisição de 48 aeronaves KF-21 pela Indonésia, o qual se tornará a espinha dorsal de sua força aérea.
Estima-se que a Indonésia tenha pago 376 milhões de dólares dos 1,98 bilhões previstos pelo projeto até agora, e esteja com repasse de cerca de 740 milhões de dólares em atraso.
No mês passado, o presidente sul-coreano, Yoon Suk Yeol, reuniu-se com o seu homólogo indonésio, Joko Widodo, em Jacarta e reafirmou a sua determinação na conclusão bem sucedida do projeto KF-21.
O programa KF-21, denominado KF-X, é conhecido como o maior projeto de defesa já realizado pelo governo sul-coreano.
O KF-21 Boramae é uma aeronave de 4,5 geração, que tem baixa assinatura radar (RCS) em comparação com aeronaves de quarta geração, para o qual a Indonésia se comprometeu a contribuir com 20% dos custos.
O projeto consiste em duas fases ao longo de 13 anos, com a primeira fase centrando-se no desenvolvimento da aeronave e no desenvolvimento das capacidades para combate ar-ar, previsto para o período entre 2015 e 2026. As capacidades de disparo ar-solo para conduzir operações de ataque ao solo serão desenvolvidas na segunda fase, que será realizada entre 2026 e 2028.
A Korea Aerospace Industries (KAI) pretende entregar 120 aeronaves KF-21 Boramae à Força Aérea Sul-Coreana até 2032, e outras 48 aeronaves a Indonésia.
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