O Sistema Aéreo Remotamente Pilotado (SARP) armado Bayraktar TB3, desenvolvido pela turca Baykar, realizou com sucesso seu primeiro teste de decolagem e pouso, sendo mais um marco no programa de desenvolvimento, o qual visa entrar para história como o primeiro SARP de sua categoria a ser capaz de operar embarcado em navios-aeródromo com pista curta.
As atividades de teste do Baykar Bayraktar TB3 seguem a risca o cronograma estabelecido, seguindo em ritmo cadenciado, após realizar testes de rolagem na pista na semana passada, conforme noticiado pelo GBN Defense, agora o Bayraktar TB3 realizou sua primeira decolagem e pouso, completando com sucesso esta fase de testes.
Durante este primeiro teste de voo, o Bayraktar TB3, realizou testes de decolagem, estabelecendo um curto voo sobre a pista e pousando após correr um trecho da mesma, as expectativas são grandes para o primeiro voo, que deverá ocorrer em breve.
O Bayraktar TB3 será capaz de decolar e pousar de navios de pista curta como o TCG Anadolu, e tem sido observado no Brasil, onde pode ser uma interessante solução para operar a partir do NAM Atlântico, dadas as características similares entre o TCG Anadolu e o NAM Atlântico.
As capacidades que o Bayraktar TB3 representam uma inovação importante para os SARP desta classe. O Bayraktar TB3 também terá capacidade de comunicação além da linha do Horizonte, para que possa ser controlado a distâncias muito longas. Assim, terá um efeito multiplicador no poder de dissuasão da Turquia, ao realizar missões de reconhecimento, vigilância, inteligência e ataque contra alvos de superfície com munições inteligentes, representando ganho na capacidade de projeção do poder naval turco sobre terra, provendo apoio aéreo aproximado, inteligência, além de esclarecimento marítimo e ataque contra meios de superfície.
GBN Defense
Nenhum comentário:
Postar um comentário