A Airbus Helicopters e a Naval Group, em colaboração com a Direção Geral de Armamento Francesa, DGA (Direction génerale de l'armement) e a Marinha Francesa, testaram o SDAM (Système de Drone Aérien Marine/ Naval Aerial Drone System). Os testes decorreram a bordo da fragata "Provence" do tipo FREMM no Mar Mediterrâneo, entre os dias 2 e 9 de Outubro. A fragata já havia sido adaptada pelo Naval Group para operar o SDAM. Estes testes no mar foram organizados para demonstrar o alto desempenho do sistema de um navio de guerra operacional e as capacidades do SDAM para missões de vigilância e inteligência.
“Estamos orgulhosos de ver que o SDAM e o VSR700 estão amadurecendo”, disse Bruno Even, CEO da Airbus Helicopters. “O sistema que iremos oferecer poderá operar a partir de uma fragata e ser adaptado às missões navais para as quais foi concebido”, acrescentou. “Trabalhando ao lado do Naval Group e de outros parceiros locais, estamos construindo uma solução robusta e soberana. Estou ansioso para demonstrar ainda mais o potencial do nosso sistema e colaborar com a Marinha Francesa, a fim de oferecer uma capacidade operacional inicial (IOC) até 2026.”
“Estamos muito felizes com o sucesso destes testes que marcam um passo importante no reforço das capacidades futuras da Marinha Francesa. Ultrapassamos um marco significativo em termos de complexidade da integração de um sistema aéreo não tripulado (UAS) a bordo de uma embarcação fortemente armada, tanto física como operacionalmente”, disse Pierre-Eric Pommellet, CEO da Naval Group. “Esses testes também mostraram a relevância do sistema de missão I4Drones® da Naval Group e o fato de que o demonstrador SDAM pode ser perfeitamente integrado em uma embarcação e funcionará harmoniosamente com outros sistemas existentes. Em sinergia com o sistema de combate do navio e o helicóptero embarcado, o drone será mais um meio de acesso a espaços aéreos complementares e será verdadeiramente um sensor remoto que ampliará a percepção da tripulação e o tratamento das ameaças em tempo real.”
O estudo de redução de risco para o programa SDAM foi concedido à Airbus Helicopters e a Naval Group pelo DGA. O objetivo é projetar, produzir e testar um demonstrador de sistema aéreo não tripulado de asa rotativa para a Marinha Francesa. O sistema funciona com o sistema aéreo não tripulado Airbus Helicopters VSR700 e o sistema de missão I4Drones® desenvolvido pela Naval Group. A Naval Group também foi encarregada de integrar o sistema a bordo de embarcações militares. O projeto também envolve PME francesas como Hélicoptères Guimbal e Diades, contribuindo para a criação de uma indústria naval local de SARPs na França.
Fonte Airbus Helicopters e Naval Group
0 comentários:
Postar um comentário