O turco T-155 FIRTINA avança e esta entre os três finalistas que disputam o contrato romeno que visa a obtenção de um obus autopropelido de 155 mm. O Exército Romeno pretende adquirir três baterias de obuses com um programa avaliado em 850 milhões de euros. O contrato irá abranger o fornecimento de um total de 54 obuses de 155 mm.
A short-list apresenta além do turco T-155 FIRTINA produzido pela BMC, o K9 Thunder de fabricação sul-coreana e o PzH2000 de fabricação alemã. Além dos 54 obuseiros, o contrato também inclui 7.352 munições explosivas, 324 munições de fumaça, 324 munições de iluminação e 720 munições de treinamento.
Uma bateria de obuses é formada por 18 obuseiros autopropelidos de 155 mm sobre lagartas, 9 canos sobressalentes, 12 veículos especiais para transporte e carregamento de munições, 9 postos de comando e observação de artilharia, 1 estação meteorológica, 3 veículos de socorro especial e 3 sistemas de reconhecimento acústico. Além disso, a munição acima mencionada também é adicionada a esses componentes.
Espera-se que o exército romeno tome uma decisão sobre o programa até ao final deste ano.
O K9 Thunder de fabricação sul-coreana, se destacou na disputa por ter sido também adotado pela Polônia. Na concorrência focada em preço/desempenho, o T-155 FIRTINA, que possui características muito semelhantes ao K9 Thunder, apresenta grandes chances.
0 comentários:
Postar um comentário