Nesta terça-feira (26), o Ministro da Defesa
brasileiro, José Mucio, anunciou durante coletiva de imprensa no Rio de
Janeiro, que viajará à Suécia no próximo mês para negociar a venda do KC-390
Millennium da Embraer para os suecos, o anuncio vem na sequência da escolha
austríaca pelo cargueiro brasileiro, o qual desbancou o norte americano C-130
Hércules.
As negociações em andamento, envolvem a venda de
quatro aeronaves C-390 para a força aérea sueca, e a aquisição pelo Brasil de
um novo lote dos caças suecos F-39E Gripen. Lembrando que durante a edição da
LAAD em abril deste ano, a brasileira Embraer e a sueca SAAB, firmaram um
memorando de entendimento para aprofundar sua colaboração, inclusive
trabalhando para que o C-390 atenda os requisitos de transporte aéreo tático da
Força Aérea Sueca.
A Suécia
cogitou a aquisição de aeronaves C-130 Hércules de segunda mão junto a Itália,
para substituir sua envelhecida frota de C-130, chegando a confirmar tal
compra, porém, em março deste ano, o acordo com os italianos foi cancelado, o
que abriu a oportunidade do país nórdico passar a integrar o grupo de
operadores do c-390.
As conversas acerca do fornecimento
de aeronaves KC-390 aos suecos não vem de agora, tal possibilidade, vem sendo
discutida desde 2009, quando ainda estava sendo conduzido o programa de
aquisição do novo caça brasileiro, o FX-2, onde os suecos abriram a
possibilidade de adquirir o cargueiro brasileiro, que assim como o Gripen E/F
ainda estava em desenvolvimento na época, como contrapartida a seleção do
Gripen E/F pelo Brasil.
Apesar da vitória do Gripen e o
inicio das operações do caça no Brasil, os suecos não avançaram na aquisição do
KC-390, pelo menos até agora, o que deve mudar com as atuais negociações
sobre a aquisição de um novo lote do Gripen pelo Brasil e a crescente
necessidade sueca de substituir seus C-130.
Outro ponto favorável a acordo com os
suecos, é o crescente interesse internacional no KC-390, com as aquisições
feitas por Portugal, que adquiriu cinco aeronaves, Hungria com duas
aeronaves, a Holanda com cinco aeronaves e a recente escolha da Áustria com
mais quatro aeronaves, o KC-390 começa a conquistar a confiança do
mercado.
Além das negociações com a Suécia, a
Embraer esta em conversas com outros países, tendo o KC-390 apontado como
favorito na Índia, e em conversas avançadas com a República Tcheca, o cargueiro
militar brasileiro também tem despertado o interesse da Arábia Saudita, EUA,
Coreia do Sul e Emirados Árabes Unidos.
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