segunda-feira, 11 de setembro de 2023

OTAN e Israel fortalecem cooperação em inteligência

 


Os membros europeus da OTAN estão a partilhando informações com Israel sobre as ameaças crescentes representadas pela nova aliança entre a Rússia e o Irã. Uma cooperação mais estreita resultou num número recorde de delegações europeias que visitaram Israel para avaliar vários sistemas de armas fabricados por Israel.

Durante uma recente visita a Israel, o Secretário-Geral Adjunto da OTAN, Mircea Geoana, expressou preocupações sobre os laços do Irã com a Rússia e a sua colaboração com a Coreia do Norte. O intercâmbio de informações entre Israel e a OTAN relativamente à ameaça iraniana foi reforçado. No ano passado, a OTAN, pela primeira vez, pediu a Israel que fornecesse uma avaliação abrangente da ameaça iraniana à Europa.

“Isto marca uma mudança significativa depois de anos fazendo vista grossa e não dando ouvidos à ameaça em evolução”, afirmou uma fonte da defesa israelense após a mudança de abordagem da OTAN. A fonte acrescentou que Israel partilhou alguma inteligência com a OTAN e está preparado para fornecer mais, se solicitado.

Fontes israelenses indicam que o Irã está a acelerar o desenvolvimento dos seus mísseis balísticos de longo alcance para atingir a Europa, ao mesmo tempo que procura capacidades nucleares. No início de 2022, o Irã reivindicou um teste estático de um motor de combustível sólido bem-sucedido, embora nenhum foguete tenha realmente saído da Terra.

A Coreia do Norte tem cooperado estreitamente com o Irã no desenvolvimento de mísseis balísticos desde a década de 1980. Apesar das sanções da ONU impostas à Coreia do Norte, a sua colaboração em matéria de mísseis com o Irã continuou. Os voos entre a Coreia do Norte e o Irã, transferindo equipamento relacionado com mísseis, foram revelados num relatório da ONU de Maio de 2011. Esses voos foram fretados por companhias aéreas civis como a Air Koryo da Coreia do Norte e a Iran Air, muitas vezes passando pelo espaço aéreo da China.

Fontes do Médio Oriente relataram que o Irã ainda recebe tecnologia de mísseis da Coreia do Norte.


Fonte EuroDefense

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger