O governo espanhol tomou a decisão de expandir as suas capacidades militares ao adquirir um lote adicional de 25 aeronaves Eurofighter no âmbito do programa Halcon II.
Com um orçamento de 4,5 bilhões de euros, a Espanha objetiva adquirir 25 aeronaves Eurofighter de última geração, completas com dois simuladores e um pacote abrangente de suporte técnico. O contrato deverá ser finalizado no próximo ano.
A partir de agora, a Força Aérea Espanhola opera dois tipos distintos de aeronaves, o Boeing F-18 Hornet de origem americana e o Eurofighter EF-2000, orgulhosamente fabricado na Europa.
Atualmente, a Espanha conta com 83 F-18 Hornets em serviço, mas as limitações estruturais destes caças restringem a sua vida operacional até ao final desta década. Para responder a essa demanda, a Espanha já encomendou 20 exemplares do Eurofighter com entrega prevista entre 2026 e 2030 como parte do programa Halcon I.
Embora a aquisição adicional de 25 Eurofighters através do programa Halcon II represente um ganho nas capacidades da defesa espanhola, ainda não é capaz de preencher a lacuna de capacidade com o início da desativação dos veteranos Hornet, o qual no momento representa um déficit de 38 aeronaves. Há rumores de que a Espanha esteja em negociação para obtenção de novas aeronaves junto aos EUA, apesar do programa de desenvolvimento do futuro caça europeu.
Atualmente, a Força Aérea Espanhola mantém uma frota operacional de 68 caças Eurofighter, produzidos em diversos lotes com padrões diferenciados, dos quais 17 são da primeira variante.
Com agências de notícias
0 comentários:
Postar um comentário