Na última quinta-feira (14) uma aeronave F-5EM (FAB-4824) pertencente ao Primeiro Esquadrão do Décimo Quarto Grupo de Aviação (1°/14° - GAV) - Esquadrão Pampa, sofreu uma pane no motor esquerdo, e na sequência pane no sistema elétrico e hidráulico, o que forçou o piloto a realizar um pouso de emergência na Base Aérea de Canoas (RS).
A aeronave realizou o pouso de emergência, onde devido a pane hidráulica, o trem de pouso não pode ser baixado por completo. Apesar do cenário crítico enfrentado, o piloto conseguiu pousar em segurança.
Na tarde desta sexta-feira (15) Comando da Aeronáutica respondeu ao nosso pedido de informações sobre o ocorrido, nos enviando em nota informações complementares aos relatos que obtivemos, sobre a ocorrência desta quinta-feira (14).
Segundo nos foi informado oficialmente, o piloto recebeu atendimento médico pelo Hospital de Aeronáutica de Canoas (HACO) e já retornou suas atividades. Informando ainda que investigadores do CENIPA e do Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V), localizado em Canoas (RS), já estão apurando os possíveis fatores contribuintes da ocorrência aeronáutica.
A título de curiosidade, o F-5EM FAB 4824 foi recebido pela Força Aérea Brasileira em 1973, sendo parte do primeiro lote de cinco aeronaves F-5E entregues ao Brasil.
Por Angelo Nicolaci
Com informações da FAB
0 comentários:
Postar um comentário