O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse neste domingo (10) que teve uma breve conversa com seu homólogo norte-americano, Joe Biden, sobre os caças F-16 durante cúpula dos líderes do G-20.
Os líderes do G-20, na ausência do presidente russo, Vladimir Putin, e do presidente chinês, Xi Jinping, reuniram-se na capital, Nova Deli, para uma cimeira de dois dias sob o tema "Uma Terra, Uma Família, Um Futuro".
“Infelizmente, continuam mencionando a Suécia quando se trata da questão do F-16. Tal abordagem nos perturba seriamente”, disse Erdogan.
A possível adesão da Suécia à OTAN fica ao critério do parlamento turco, reiterou o presidente.
Numa cimeira da OTAN em Julho, na Lituânia, Erdogan concordou em transmitir ao parlamento turco a proposta da Suécia de aderir à OTAN para uma votação de ratificação. Como o parlamento está atualmente em recesso, irá ainda aprovar a legislação. Todos os atuais membros da OTAN têm de concordar com quaisquer novas adições.
A Finlândia e a Suécia candidataram-se à adesão à OTAN pouco depois dA Rússia ter lançado a invasão da Ucrânia em Fevereiro de 2022.
Embora a Turquia tenha aprovado a adesão da Finlândia à OTAN, espera que a Suécia cumpra os seus compromissos de não fornecer abrigo a terroristas ou apoiantes de terroristas e de não facilitar as suas ações.
"Não estou num ponto em que possa decidir sozinho. Deve ser aprovado pelo parlamento. A Suécia deve cumprir os seus deveres", disse Erdogan.
A Turquia sublinha que a proposta da adesão sueca à OTAN e a compra do F-16 Block 70 pela Turquia não estão ligadas entre si.
Ancara solicitou caças F-16 Block 70 e kits de modernização em outubro de 2021. O acordo de 6 bilhões de dólares incluiria a venda de 40 aeronaves, bem como kits de modernização para 79 aeronaves já no inventário da Força Aérea Turca. O Departamento de Estado notificou informalmente o Congresso sobre a venda potencial.
No entanto, os principais legisladores no Capitólio prometeram rejeitar o acordo devido a várias exigências, incluindo tornar a compra dependente da aprovação de Ancara à candidatura da Suécia à adesão à OTAN.
Ancara afirma que a aquisição dos F-16 Block 70 fortaleceriam não só a Turquia, mas também a OTAN.
0 comentários:
Postar um comentário