Nesta segunda-feira, dia 11 de Setembro, completaram-se 22 anos desde aquela fatídica manhã de 2001. Quando pouco após as 8:45 da manhã, a primeira aeronave se chocava contra uma das torres do World Trade Center, dando início ao maior ataque já sofrido pelos EUA em seu território, uma tragédia que resultou em milhares de mortes, um plano insano arquitetado pelo terrorista Osama Bin Laden, que envolveu o sequestro de quatro aeronaves, com duas se chocando contra as torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York, causando o colapso estrutural e a queda destas, além de uma aeronave lançada contra o Pentágono e uma quarta que foi derrubada durante a heróica tentativa dos passageiros de retomar o controle das mãos dos terroristas.
O World Trade Center era um complexo de sete edifícios comerciais que foi inaugurado em 1973. Dentro dele, estavam as Torres Gêmeas, que possuíam 110 andares e 417 metros de altura, abrigando inúmeras empresas e estavam localizadas em uma das regiões mais valorizadas de Nova York. O WTC chegou a figurar como um dos maiores prédios do mundo, e eram um dos grandes símbolos de Nova York.
Os ataques de 11 de setembro, foram um dia mais impactantes de toda a história mundial, sendo responsáveis por uma grande mudança na geopolítica mundial e o estopim da denominada "Guerra ao Terror", que resultou na invasão do Afeganistão e Iraque, além de ataques cirúrgicos no Paquistão e outros paises do oriente médio, criando um movimento islâmofóbico, que desencadeou uma série de efeitos na geopolítica mundial.
A dinâmica dos ataques de 11/09
Os atentados de 11 de setembro, foram levados a cabo por 19 fundamentalistas islâmicos, que realizaram um dos maiores ataques suicidas da história, membros da organização terrorista Al-Qaeda, liderada por Osama bin Laden.
Tudo teve início com sequestro de quatro aeronaves comerciais, sendo dois Boeing 757 e dois Boeing 767, que decolaram de diferentes locais do leste dos Estados Unidos, com direção ao estado da Califórnia, na costa oeste, sendo escolhidos justamente pela grande quantidade de combustível que estaria a bordo e a ocupação do voo, ha visando o maior impacto sobre os EUA.
Duas aeronaves chocaram-se contra as torres do World Trade Center em Nova York, causando a morte de 2.606 pessoas. A terceira aeronave chocou-se contra o Pentágono, sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, resultando na morte de 125 pessoas e a quarta aeronave caiu em uma área inabitada da Pensilvânia, após a tentativa dos passageiros de retomar o controle da aeronave, matando todos a bordo.
Resposta ao 11/09
Em resposta aos ataques, George W.Bush, ordenou uma imediata retaliação as posições da Al-Qaeda no Afeganistão e ao Talibã, principal apoiador do grupo terrorista, resultando numa longa e sangrenta ocupação do Afeganistão.
Outro efeito do 11 de setembro, foi a invasão do Iraque, a qual foi justificada por informações falsas de que o líder iraquiano, Saddam Hussein, teria ligações com o grupo terrorista e os teria apoiado, além da alegação de que o Iraque possuía armas de destruição em massa, as quais poderiam ser cedidas aos terroristas, acusações que nunca foram de fato comprovadas, e resultou na derrubada e morte de Saddam Hussein, criando um vácuo de poder que mais tarde serviu de embrião para o surgimento de outro grande grupo terrorista, o Estado Islâmico.
Os EUA aprovaram o "Ato Patriótico", medida que colocou todos cidadãos de origem islâmica sib suspeita de envolvimento com terrorismo e atingiu diversos direitos civis, além da criação de prisões como Abu-Graib e Guantanamo, onde milhares de pessoas foram detidas e torturadas sob suspeita de envolvimento com terrorismo.
22 anos depois dos ataques
Após mais de duas décadas, milhares de pessoas morreram em decorrência da "Guerra ao Terror", tanto norte americanos, quanto árabes, sofreram com uma guerra srm fronteiras, que não poupava mulheres, crianças e soldados.
Muitos inocentes foram mortos em ataques contra supostas posições terroristas, assim como milhares de militares dos EUA e nações aliadas, foram feridos ou mortos durante as operações no Iraque e Afeganistão.
Apesar da captura e morte do líder terrorista Osama Bin Laden, pouco de fato mudou no que diz respeito a paz e segurança, principalmente no oriente médio, onde observamos muitas consequências e uma maior instabilidade regional, com o fracasso da tentativa de se libertar o Afeganistão do Talibã, e a criação de um Iraque com uma coesão interna frágil e preocupante.
Mas não podemos ignorar e deixar de render as justas homenagem aos homens e mulheres que tombaram naquele fatídico 11 de setembro de 2001, onde muitos heróis deram suas vidas na tentativa de salvar o máximo de pessoas dentro das Torres Gêmeas, Bombeiros e Policiais que foram os verdadeiros heróis diante de toda essa loucura.
A resposta militar contra a Al-Qaeda e Talibãs no Afeganistão foi uma grande resposta contra aqueles que algum dia voltem a pensar em repetir o 11 de Setembro de 2001, o dia que parou o mundo.
Por Angelo Nicolaci
Comente sobre onde você estava e como se sentiu diante dos ataques de 11 de Setembro de 2001
0 comentários:
Postar um comentário