Em 4 de agosto de 2023, um navio de desembarque russo da classe Ropucha foi avistado enquanto era rebocado por dois rebocadores como resultado do ataque de um USV ("drone naval kamikaze", veículo de superfície não tripulado) ucraniano.
O navio de desembarque Ropucha I-class parece danificado (Fonte: https://twitter.com/Capt_Navy)
Um usuário do Twitter apelidado de “Capt_Navy”, que é oficial aposentado da Marinha Russa e mora em Sevastopol, foi o primeiro a compartilhar o vídeo do navio (possivelmente) danificado enquanto era rebocado. O navio foi identificado como Projeto 775/ Ropucha I - navio de desembarque anfíbio Olenegorskiy Gornyak (SDK-91).
Video likely showing the moment the naval drone damaged the LST in Novorossiysk.https://t.co/FCRkVlsfZH https://t.co/ihfG6JJz2t pic.twitter.com/Kn3q24NuKV
— Benjamin Pittet (@COUPSURE) August 4, 2023
Os danos alegados a bombordo do navio pareciam significativos, o que fez com que o navio adernasse cerca de 40-50 graus para bombordo (lado esquerdo, para quem está atrás do navio). Ainda assim, não havia fumaça no navio indicando uma explosão. A seguir, uma pequena filmagem e algumas fotos do navio russo danificado acompanhado pelos navios/rebocadores de resgate.
A Ucrânia começou a usar USV na guerra desde o outono de 2022 . O primeiro ataque, ocorrido em 29 de outubro de 2022, foi chocante para a Frota Russa do Mar Negro, pois não era esperado. Uma fragata da classe Almirante Grigorovich e um navio de contramedidas de minas (MCM) foram atingidos pelo USV ucraniano durante o ataque.
Após o primeiro ataque, a Ucrânia realizou mais alguns na Base Naval de Sevastopol, na Ponte Kerch e em várias unidades russas no Mar Negro. Os primeiros ataques foram concluídos com grande sucesso, mas depois as unidades russas conseguiram repelir alguns ataques de USV com metralhadoras.
Alguns analistas pensavam que a frota russa estava aprendendo com os erros anteriores, mas na última semana a Ucrânia parece ter causado danos significativos em um navio de desembarque, o que é importante para a frota russa do Mar Negro em termos de transporte logístico.
This Russian Ropucha Class landing ship looks to not be having a great time after this mornings Ukrainian USV attack.
— Oliver Alexander (@OAlexanderDK) August 4, 2023
Pretty significant listing to the port side. pic.twitter.com/O2Mc19EF4C
Original: Ukraine Strikes Russian Landing Ship With Kamikaze USV
Tradução e adaptação: Renato Henrique Marçal de Oliveira
Obs.: A Guerra Russo-Ucraniana vem mostrando que os "drones", em todos os domínios (ar, terra, sob e abaixo do mar) são fundamentais para a guerra moderna. O GBN trará uma série de matérias sobre o tema. Fique atento!
GBN Defense - A informação começa aqui!
0 comentários:
Postar um comentário