Na última quarta-feira (2), o Ministério da Defesa italiano assinou um contrato com a CIO (Consórcio Iveco – Oto Melara) para a atualização de 90 carros de combate Ariete para o padrão C2. O acordo inclui a opção de modernização de mais 35 destes blindados.
O acordo está avaliado em 848,8 milhões de euros. De acordo com o Ministério da Defesa italiano, o programa de modernização do Ariete será realizado entre 2023 e 2030, com o primeiro Ariete atualizado para o padrão C2 entregue em 2025.
Os carros de combate Ariete C2, receberão um novo sistema de propulsão integrado, composto por um motor Iveco Vector 12 com 1.103 kW / 1.500 cv e uma transmissão automática Renk HSWL 295TM. O novo trem de força destina-se não só a melhorar o desempenho do blindado, mas também a simplificar a logística, uma vez que compartilha muitos componentes com o motor Iveco Vector 8V de 523 kW/720 hp instalado nos caça-tanques sobre rodas Centauro II. Além disso, os Ariete C2 serão equipados com novas esteiras para maior durabilidade.
O poder de fogo e a consciência situacional do Ariete serão aprimorados com a substituição de elementos do sistema de controle de fogo. O comandante receberá o dispositivo de observação panorâmica ATTILA-D, enquanto o artilheiro receberá o dispositivo LOTHAR-SD, ambos fabricados pela Leonardo. O computador balístico também será novo. A maioria dos elementos do sistema de controle de tiro será idêntica à usada pelo Centauro II.
Os acionamentos hidráulicos da torre serão substituídos por elétricos, o que além de melhorar a segurança, também resultará em um aumento adicional na precisão ao disparar em movimento. Os sistemas de comunicação também serão substituídos, usando a estação de rádio VQ-1 SDR, o intercomunicador Larimart e o sistema C2 C2N Evo (todos fabricados pela Leonardo).
0 comentários:
Postar um comentário