A turca Aselsan realizará a modernização dos carros de combate Leopard 2A4 do Chile, o programa que será realizado pela Aselsan e a chilena Famae, proporcionarão maior capacidade a frota chilena.
O Chile possui aproximadamente 140 Leopard 2A4, adquiridos nos anos 2000, e agora serão submetidos ao programa de modernização, onde a versão CHL que conta com um conjunto de miras e sistema de controle de tiro avançando e canhão Rhl 120/L55, que é utilizado pelo Leopard 2A6, conferindo maior alcance e o desempenho de perfuração de blindagem.
As tecnologias propostas pela Aselsan incluem sistemas de acionamento elétrico para a torre e o canhão, periscópios para o artilheiro e comandante, sistemas de visão para o motorista, sistema de gerenciamento de combate (BMS), sistema de alerta a laser, sistema de identificação amigo ou inimigo (IFF), tecnologia de proteção ativa, sistema de armas remotas para combater ameaças assimétricas e blindagem avançada.
A modernização dos tanques Leopard 2A4 pela Aselsan fornecerá ao Exército chileno equipamentos de última geração, aprimorando suas capacidades operacionais nos campos de batalha modernos. Essa colaboração também mostra a experiência internacional em defesa da Aselsan e a capacidade de fornecer soluções de ponta para forças armadas em todo o mundo.
O acordo assinado no último dia 14 de julho pela Aselsan e a FAMAE, envolve transferência de tecnologia, o que permitirá à empresa chilena manter sua frota de veículos blindados no futuro.
Além da modernização do Leopard 2A4, espera-se que Aselsan e FAMAE também atualizem os veículos de combate Marder 1A3 operados pelo Exército chileno.
GBN Defense - A informação começa aqui
O Chile possui 202 Leopard 2 A4 no seu inventário.
ResponderExcluir