A Romênia recebeu aprovação do DSCA para realizar a modernização das 32 aeronaves F-16 MLU Block 10/15 que serão transferidos pela Noruega para sua força aérea. Dentre os sistemas inclusos no pacote de modernização aprovado pelo governo dos EUA, estão dispositivos criptográficos KY-58M e KIV-78, como parte do pacote de atualização que é estimado em 105 milhões de dólares. A DCSA entregou em 30 de junho a certificação necessária, notificando o Congresso sobre esta venda.
O Governo da Romênia pretende modernizar as 32 aeronaves F-16 MLU Block 10/15 adquiridas da Noruega. O pacote solicitado inclui além dos dispositivos criptográficos KY-58M e KIV-78, sistemas SKL (Simple Key Loader) AN/PYQ-10C, Sistemas de Planejamento de Missão Conjunta, Sistemas de visão noturna, tubos intensificadores de imagem sobressalentes, Suporte a banco de dados de Guerra Eletrônica (EW), Sistema CPIN e equipamento e suporte do Programa de Assistência de Segurança Internacional de Combate Eletrônico CPIN (ECISAP), serviços de teste de voo, suporte e equipamentos de integração e teste, equipamento de apoio a aeronaves, equipamentos de comunicação segura, navegação de precisão, e dispositivos criptográficos, Entrega e suporte de software classificado/não classificado, peças sobressalentes, consumíveis e acessórios, suporte de reparo e manutenção, Publicações classificadas/não classificadas e documentação técnica e serviços de suporte técnico, logístico e de engenharia junto ao Governo dos Estados Unidos; e outros elementos relacionados de logística e apoio ao programa. O custo total estimado é de 105 milhões.
Este acordo apoiará as metas de política externa e os objetivos de segurança nacional dos Estados Unidos, melhorando a segurança da Romênia, que é um aliado da OTAN, sendo a aquisição dos F-16 MLU noruegueses parte das compensações pelo apoio prestado aos esforços de guerra ucranianos, o que reduziu os custos do pacote de modernização dos F-16 romenos, onde os EUA arcam com parte dos custos, subsidiando o programa, assim, tratando-se de uma oportunidade vantajosa para Romênia.
A venda proposta melhorará a capacidade da Romênia de enfrentar ameaças atuais e futuras, reforçando sua prontidão operacional e aprimorando as capacidades aéreas e de defesa com uma frota modernizada. A Romênia tem F-16 em seu estoque e não terá dificuldade em absorver essas aeronaves e equipamentos em suas forças armadas.
A Lockheed Martin, será a responsável pelo programa de modernização, e não existe acordos de offset em conexão com este contrato.
GBN Defense - A informação começa aqui
0 comentários:
Postar um comentário