A Grécia planeja adquirir 4 navios de combate litorâneo (LCS) da classe Freedom da US Navy por 150 milhões de euros cada. Os navios em questão estão sendo desativados pela marinha dos EUA (US Navy) e serão adquiridos pela Grécia se aprovado o negócio. A aquisição dos navios terá um custo total de 600 milhões de euros.
Por outro lado, o custo de 600 milhões de euros cobre a aquisição dos navios e os custos para colocar os mesmos em condições operacionais. Porém, não há qualquer previsão de modernização das capacidades de combate dos navios a princípio.
Por outro lado, o possível fornecimento de LCS dividiu o alto escalão de comando da Marinha Grega. Enquanto alguns almirantes gregos defendem a aquisição, alguns deles reagem contra a aquisição de navios de segunda mão pelo Ministério da Defesa grego. Está planejado que em um futuro próximo o comando da Marinha Grega realizará uma reunião para a aquisição de LCSs da Classe Freedom.
Os navios de combate litorâneo (LCS) da classe Freedom são navios de guerra polivalentes, leves e flexíveis usados pela Marinha dos EUA. Fabricados pela Lockheed Martin, esses navios foram desenvolvidos como parte do programa Littoral Combat Ship (LCS). Os navios se adaptam facilmente a diferentes missões graças à sua estrutura modular, são projetados para combater várias tipos de ameaças.
Os navios tem uma capacidade de defesa eficaz contra submarinos, navios de superfície, aeronaves e minas. Graças ao seu design modular, os sistemas de armas e sensores podem ser alterados para que possam ser adaptados a diferentes missões. Além disso, sua alta manobrabilidade em áreas não portuárias e águas rasas oferece uma grande vantagem, especialmente em operações em áreas costeiras.
Por outro lado, os navios da classe Freedom são equipados com poderosos sistemas de armas, como mísseis de longo alcance, canhões e metralhadoras. Armas especialmente modernas, como mísseis Harpoon e sistema de defesa antimísseis RAM (Rolling Airframe Missile), são sistemas avançados de armas integrados aos navios. Além disso, tecnologias avançadas como sonar, radar e sensores eletro-ópticos fornecem monitoramento da condição do navio e alerta antecipado de ameaças.
A Marinha dos EUA usa ativamente navios da Classe Freedom em sua frota. Esses navios participam de operações conjuntas com os EUA, bem como com as forças navais internacionais. Atualmente, 11 navios estão em uso ativo pela Marinha dos EUA.
O LCS-1"Freedom", o primeiro navio da classe que entrou em serviço em 2008, foi retirado de serviço em 2021. O descomissionamento do Freedom, que estava em serviço há apenas 13 anos, e chamou muita atenção na época.
As especificações técnicas dos navios são as seguintes:
121,6 metros de comprimento,
17,7 metros de largura,
calado de 4,5 metros,
4500 toneladas de peso carregado,
velocidade máxima de 27 nós,
Faixa de 5000 nm com velocidade econômica de 15 nós e
Sistema de propulsão CODAD (diesel+turbina a gás).
0 comentários:
Postar um comentário