A Grécia assinou um contrato no valor de aproximadamente 112 milhões de euros visando a aquisição de 44 torpedos pesados DM2A4 SeaHake da Atlas Elektronik, com entregas previstas para começar em dezembro de 2023.
Conhecido por ter problemas com torpedos usados em seus submarinos por um tempo, a Grécia fez uma nova jogada. Apesar de ter em seu inventário 4 submarinos Type-214HN e 1 Type-209/1500 AIP (que não possui torpedos de guerra modernos), assinou contrato com a Atlas Elektronik.
Segundo anunciado, a entrega será realizada em quatro lotes, sendo o primeiro lote de 8 torpedos programado para ser entregue à Marinha Grega em dezembro de 2023, com a entrega do segundo lote em agosto de 2024, o terceiro lote em junho de 2025 e o quarto lote em 2025.
O crescente poder submarino da Turquia é o foco principal
A mídia grega, em suas notícias sobre o fornecimento dos torpedos em questão, também enfatizou o crescente número de submarinos e a capacidade da Marinha turca. Atualmente, a Marinha Turca possui um total de 12 submarinos em três classes diferentes. O primeiro submarino Type-214TN da Turquia, o "TCG Piri Reis" (S-330), está planejado para ser entregue ao setor operativo este ano. Por outro lado, a entrega dos outros cinco submarinos da mesma classe ocorrerão anualmente segundo o cronograma, todos os submarinos serão entregues até 2028.
Seguindo os submarinos da Classe Reis produzidos sob licença em Gölcük, a Turquia está se preparando para a produção de submarinos desenvolvidos localmente. No âmbito do Projeto Submarino Nacional (MILDEN) , a Turquia passará a produzir seus próprios submarinos. Além disso, a Turquia adicionou recentemente o torpedo pesado Roketsan AKYA ao seu inventário. O AKYA pode ser usado tanto por submarinos da classe Reis quanto pelos 12 submarinos de geração antiga do seu inventário.
Além de tudo isso, a Turquia também está modernizando os sistemas de gerenciamento de combate de sua frota submarina por meio da HAVELSAN e TUBITAK. No âmbito do Projeto MUREN, a capacidade de combate dos submarinos está aumentando significativamente.
GBN Defense - A informação começa aqui
Com agências de notícias
0 comentários:
Postar um comentário