No último dia 27 de junho, a Grécia recebeu seu 16º Dassault Rafale F3R, o qual faz parte da encomenda inicial de 18 aeronaves acordada com a França em 2020, somando-se posteriormente um pedido adicional de seis Dassault Rafale F3R. Agora a Força Aérea Grega passa a dispor de 16 exemplares do Rafale, dos quais 12 monopostos e 4 bipostos. A Grécia pretende efetivar a aquisição de 40 exemplares do Rafale até 2025.
O acordo junto ao governo francês, prevê a aquisição de mísseis de cruzeiro SCALP, mísseis ar-superfície Exocet, mísseis ar-ar MICA e também o METEOR estão inclusos no pacote grego.
A primeira aeronave foi entregue à Força Aérea Grega em julho de 2021. Conforme informamos acima, a Grécia inicialmente fechou um acordo prevendo a aquisição de 18 Rafales, sendo 12 aeronaves usadas, estas transferidas da Armée de l'air et de l'espace, e outros seis exemplares novos de fábrica, as quais foram adicionadas outras seis encomendas, totalizando uma compra de 24 aeronaves, um acordo estimado em 2,84 bilhões de euros.
A Grécia tem investido pesado na modernização de suas capacidades de defesa, onde além da aquisição de 24 caças Rafale F3R, esta prevista a modernização de sua frota de caças F-16 Block 52, os quais devem ser elevados para o padrão Block 70. Segundo o planejamento grego, em 2027 a Força Aérea Helênica deverá dispor de 124 aeronaves de combate modernos, dotados de sistemas de radar AESA.
GBN Defense - A informação começa aqui
com agências de notícias
0 comentários:
Postar um comentário