A República Tcheca vai substituir seus caças Saab Gripen C/D, pelos norte americanos F-35A Lightning II. A aquisição que vem sendo negociada há cerca de um ano, ganhou sinal verde na última quinta-feira (29), quando o Departamento de Estado dos EUA anunciou a aprovação para a potencial venda de 24 exemplares do Lockheed Martin F-35A Lightning II e grande pacote de armas e suporte técnico, envolvendo o fornecimento também de mísseis e bombas para a República Tcheca. O negócio é estimado em 5,6 bilhões de dólares, tratando-se de um acordo governo a governo.
Como parte do acordo, os tchecos estão interessados em incluir no pacote da compra um motor adicional Pratt & Whitney F135-PW-100, 70 mísseis Raytheon AIM-120C-8 AMRAAM, 86 bombas GBU-53/B StormBreaker, 12 bombas de uso geral Mk 84, 50 mísseis AIM-9X Block II/II+ Sidewinder. Além disso, o pacote inclui treinamento e suporte de logística.
Em breve o Gripen C/D será substituído pelos F-35A na Rep. Tcheca |
A República Tcheca enviou a solicitação de propostas aos Estados Unidos em julho do ano passado. A aeronave F-35A Lightning II substituirá a atual frota composta por aeronaves suecas JAS-39C/D Gripen. Também é possível que os tchecos aposentem algumas de suas aeronaves leves Aero L-159ALCA.
GBN Defense - A informação começa aqui
Com agências de notícias
0 comentários:
Postar um comentário