A Damen em conjunto com a Thales, firmaram um contrato com Ministério da Defesa Holandês, visando o projeto, construção e entrega de quatro fragatas de Guerra antissubmarino (Anti-Submarine Warfare - ASW), das quais duas serão destinadas a Holanda e outras duas para a Bélgica.
As fragatas ASW previstas pelo contrato, substituirão as atuais fragatas polivalentes da Classe Karel Doorman. A nova classe terá características polivalentes, sendo capaz de executar um vasto leque de missões, porém, terá ênfase na capacidade ASW. Os navios terão propulsão híbrida diesel-elétrica e serão projetados para navegar o mais silenciosamente possível, para evitar ao máximo a detecção por submarinos. A bordo estará um conjunto abrangente de sensores para detectar submarinos.
“A aquisição das fragatas ASW está ocorrendo da maneira que eu prefiro: por meio de cooperação intensiva, entre países, forças armadas e indústria. Com o tempo, o resultado será um sistema de armas inovador e poderoso. Isso nos beneficiará como usuários diretos, mas também a Europa e a OTAN,” disse Christophe van der Maat, secretário de Estado holandês.
A nova classe substituirá as fragatas da Classe Karel Doorman |
“Este é um projeto maravilhoso e um novo capítulo especial para nossa divisão Damen Naval ”, disse o CEO do Damen Shipyards Group, Arnout Damen. “Estamos orgulhosos de construir essas belas fragatas e esperamos trabalhar com muitos parceiros e fornecedores, principalmente holandeses, neste projeto. Com esse projeto, retemos conhecimento vital em nosso próprio país e, assim, mantemos nosso lugar no nível mundial de construção naval complexa. Mais importante, as tripulações das marinhas holandesa e belga recebem fragatas de última geração para realizar suas tarefas cruciais”.
“Estamos muito satisfeitos que a Thales tenha sido novamente selecionada para fornecer sistemas de sensores e controle de fogo para uma nova classe de navios para a Marinha Real Holandesa”, disse Gerben Edelijn, CEO da Thales Netherlands. “A tripulação das fragatas ASW poderá contar com nosso ultramoderno Sistema de Guerra, que fornece defesa eficaz contra ameaças atuais e futuras. Juntamente com os navios alemães F126, as fragatas belgas e holandesas ASW usarão tecnologia idêntica e avançada para defesa e proteção de objetos de alto valor”.
As fragatas terão 145 metros de comprimento e 18 metros de boca. Eles terão um calado de 5,5 metros e um deslocamento de 6.400 toneladas. A bordo, haverá espaço para 117 tripulantes e capacidade para pessoal adicional. Entre outras coisas, as fragatas ASW serão equipadas com um Under Water Warfare Suite (UWWS), um Above Water Warfare System (AWWS) e chamarizes subaquáticos. Os navios serão armados com um canhão de 76 mm, torpedos MK54, Rolling Airframe Missiles (RAM) e o Naval Strike Missile. A fragata também pode acomodar outras armas, como mísseis mais poderosos e lasers de alta energia. Há também embarcações e sistemas não tripulados a bordo para uso na água e debaixo d'água, bem como no ar.
Todo o projeto é uma operação conjunta com o Ministério da Defesa holandês, com parte do trabalho a ser realizado pelo próprio Ministério. Arnout Damen continua: “Temos quase 150 anos de conhecimento, habilidade e tecnologia para coordenar e executar o projeto e a construção de embarcações navais complexas. Isso é feito não apenas na Holanda, mas também em nosso estaleiro na Romênia, onde os cascos serão parcialmente construídos.” Esses cascos vêm para Vlissingen para posterior conclusão, instalação e integração de sistemas de armas e, finalmente, comissionamento das fragatas para implantação nas marinhas belga e holandesa.
As atuais fragatas multiuso da classe Karel Doorman foram construídas a partir de 1985 pela Damen Naval (então chamada Koninklijke Maatschappij de Schelde). Entre 1991 e 1995, oito fragatas da classe M foram entregues, seis das quais foram vendidas para outros países, incluindo duas para a Bélgica. Com o fim da vida útil desses navios à vista, a Holanda e a Bélgica decidiram substituir conjuntamente os navios por essas fragatas ASW. O primeiro navio está previsto para ser entregue em 2029.
GBN Defense - A informação começa aqui
Com informações da Damen
0 comentários:
Postar um comentário