O Exército dos EUA (US Army) deu mais um importante passo rumo a substituição dos veteranos veículos blindados de combate de infantaria (VBCI, ou no inglês IFV), selecionando as duas propostas finalistas na disputa pelo contrato bilionário. Nesta nova fase, concedeu um total de 1,6 bilhões de dólares para construção dos protótipos propostos pelas concorrentes General Dynamics Land Systems (GLDS) e a American Rheinmetall Vehicles, para substituir o M2 Bradley, como o principal veículo blindado de transporte de tropas do US Army, agora denominado XM30 Mechanized Infantry Combat Vehicle.
As duas concorrentes irão construir até 11 protótipos da nova viatura, que deve chegar às unidades operacionais em 2029, após serem submetidas a uma rodada final de testes e avaliações, a vencedora receberá o contrato final multibilionário para produção em série.
Dentre as características da nova viatura blindada, a mesma deverá ser tripulada por dois militares, o que significa um tripulante a menos que o necessário hoje para operar o M2 Bradley, além de ser capaz de transportar mais seis soldados, adotando um sistema de armas remotamente controlado (SARC) dotado com canhão de 50 mm e a disposição para emprego de mísseis guiados antitanque. No quesito sistemas de armas e sensores, o XM30 esta sendo projetado incorporando o que há de mais moderno em termos de sensores e sistemas de controle de tiro, proporcionando uma consciência situacional e capacidade de resposta inéditas até o momento.
GBN Defense - a informação começa aqui
0 comentários:
Postar um comentário