terça-feira, 20 de junho de 2023

Romênia dá ultimato a Naval Group e pode fechar contrato de corvetas com a Damen

 


O Ministério da Defesa romeno emitiu um aviso ao construtor naval francês Naval Group. O motivo da ressalva é o atraso no programa de construção das corvetas da classe "Gowind", que está suspenso.

Segundo informações publicadas pela site "Defense Romania" em 14 de junho de 2023, a Romênia emitiu um ultimato à empresa francesa. A equipe francesa deve assinar o contrato imediatamente ou será eliminada da concorrência.

O Ministério da Defesa romeno  discutiu o contrato de corveta pendente. O ministro Angel Tîlvăr afirmou que espera uma resposta do Naval Group, antes do fim de semana, e até o fechamento desta matéria, não havia sido liberada mais informações sobre o desfecho.

Este ano, quatro anos se passaram desde que o Ministério da Defesa Nacional da Romênia (MApN) concedeu o contrato do programa de corveta a joint venture composta pelo francês Naval Group e o estaleiro Constanta da Romênia.

Sob o acordo original, estava prevista a construção de quatro corvetas da classe Gowind 2500 para a Marinha Romena. No entanto, conforme confirmado pelas autoridades francesas, o andamento do projeto sofreu atrasos devido a disputas financeiras entre o Naval Group e o Estaleiro Constanta.

Segundo o último divulgado na última quarta-feira (14), se não houvesse resposta em três dias a contar daquela data, o governo da Romênia iniciaria as conversas com Damen, segunda colocada na disputa pelo contrato.

Diante dos atrasos contínuos, o ministro da Defesa romeno, Angel Tîlvăr, declarou: "O MApN iniciará negociações com o holandês Damen, segundo classificado, se o lado francês não assinar o contrato nos próximos três dias."

Tîlvăr foi questionado sobre a situação do contrato das corvetas após as sessões parlamentares. Ele afirmou que a equipe francesa teria até o final da semana para assinar o acordo, caso contrário, as negociações seriam iniciadas com o segundo colocado.

Questionado se acreditava que os franceses assinariam o contrato, ele disse: “Não posso especular em nome da parte francesa; Estamos cientes de nossas responsabilidades legais na Romênia”, disse ele, e concluiu dizendo: “Este é um contrato de 2019 que pode ser resolvido em breve, para o bem ou para o mal”.

Vale ressaltar que a Romênia recentemente decidiu comprar submarinos do tipo Scorpene ofertados pela Naval Group. A propósito, a proposta da holandesa Damen, oferece a corveta Sigma 10514 equipada com sistema de armas americanas, enquanto a empresa italiana Fincantieri ocupa o terceiro lugar na disputa.

A empresa holandesa reafirmou seu interesse no ano passado, e garantiu que poderia compensar o atraso construindo simultaneamente as corvetas nos estaleiros Galați e Mangalia, na Romênia, em meio a crescente ameaça representada pela escalada nas atividades russas no Mar Negro. O Estaleiro Galați da Damen tem um histórico comprovado de construção de mais de 30 navios militares para 13 países.

Sobre as corvetas Gowind 2500 da Romênia 

Incorporando recursos furtivos integrados pelo Naval Group, aprimoram as capacidades operacionais do navio. Além disso, a Gowind 2500 pode operar um helicóptero e drones, agregando versatilidade às suas missões.

A Gowind 2500 está equipada com um sistema de armas completo, incluindo canhão, mísseis terra-ar, lançadores de mísseis antinavio e lançadores de torpedos. Ele usa sistemas como o Vigile 200 Tactical R-ESM, Altesse Naval C-ESM e o lançador de iscas Sylena MK2 para lidar com ameaças eletrônicas.


GBN Defense - A informação começa aqui

Com agências de notícias e Defense Romania

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger